Vôlei de Praia
A dupla formada por Carol Solberg e Bárbara Seixas estreou com vitória tranquila no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Hoje, elas venceram as japonesas Akiko Hasegawa e Miki Ishii por 2 a 0, com parciais de 21 a 12 e 21 a 19. Agora a dupla brasileira volta a jogar na terça-feira, às 11h (horário de Brasília), contra Monika Paulikiene e Aine Raupelyte, da Lituânia.
A dupla número 1 do mundo Ana Patrícia/Duda começou as Olimpíadas com uma vitória por 2 sets a 0 sobre a dupla egípcia Marwa/Elghobashy. Parciais de 21 a 14 e 21 a 19. As líderes do ranking mundial voltam à quadra da Torre Eiffel na terça-feira, às 16h para enfrentar as espanholas Liliana/Paula.
Canoagem
Diferentemente da fase classificatória, Vaires-Sur-Marne mostrou neste domingo, 28, um sol inclemente que esquentou as águas do canal do Estádio Náutico para a disputa da semifinal e da final do caiaque individual (K1) feminino nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Iluminada, Ana Sátila terminou a prova na quarta colocação, a melhor de uma mulher na história do Brasil na modalidade. Ana já havia escrito seu nome na história ao ser a primeira canoísta a fazer uma final olímpica, com o 10º lugar no C1 (canoa individual).
Natação
Depois de ter feito história ao chegar na final dos 400 metros livre, Maria Fernanda Costa deu mais um passo também nos 200 metros livre. A nadadora fez 1:56:65, o oitavo melhor tempo no geral, e se classificou para a semifinal da categoria.
Dois atletas de natação do Brasil foram punidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro por ato de indisciplina. Em nota oficial, o COB afirmou que Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos deixaram a Vila Olímpica sem autorização na noite da última sexta-feira.
Tênis de Mesa
Giulia Takahashi abriu a disputa individual do tênis de mesa e teve um desafio grande pela frente. Contra a chinesa Sun Yingsha, número 1 do mundo, a brasileira perdeu o jogo por 4×0 e acabou eliminada de Paris 2024. Essa foi a estreia de Takahashi, de 19 anos, nos Jogos Olímpicos. A adversária venceu os sets por 11×3, 11×6, 11×6 e 11×5.
O Brasil tem mais duas partidas do tênis de mesa neste domingo. Hugo Calderano estreia contra Andy Pereira às 16h (de Brasília), enquanto Bruna Takahashi enfrenta Bruna Takahashi às 17h (de Brasília).
Esgrima
Estreante em Jogos Olímpicos, Mariana Pistoia acabou perdendo na primeira rodada da Esgrima de Florete e sendo eliminada da competição. A brasileira foi derrotada pela filipina Samantha Kyle Catantan por 15 a 13. Apesar de estar na frente do placar, Pistoia acabou cedendo a virada no final do segundo round. A gaúcha de 25 anos chegou aos Jogos Olímpicos sendo a 49ª no ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE). No Pan-Americano de Santiago em 2023 ela havia sido medalhista de bronze.
Tiro Esportivo
A brasileira Geovana Meyer acabou terminando na 38ª colocação da fase classificatória da carabina de ar de 10 metros e com isso está fora da disputa nesta categoria do tiro esportivo. A etapa teve como vencedora a sul-coreana Hyojin Ban, seguida pela norueguesa Jeanette Hegg Duestad e, em terceiro, a suíça Audrey Cogniat.
Geovana ainda tem chances de lutar por uma medalha em Paris. A brasileira também vai disputar a competição da carabina de 50 metros três posições. Meyer volta ao Centro de Tiro Esportivo Chateauroux no dia 1º de agosto.
Tênis
Primeiro tenista brasileiro a entrar em quadra em Paris 2024, Thiago Wild acabou eliminado por Tomas Martin Etcheverry. Nnúmero 72 do ranking, Thiago chegou a ter 5/1 no tie-break do primeiro set, mas permitiu a virada do argentino. Etcheverry, número 35 do mundo, aproveitou o embalo e se impôs na segunda parcial, encerrando a partida em 2 sets a 0, com parciais de 7/6(7) e 6/2.
Badminton
Em sua terceira participação nos Jogos Olímpicos, o brasileiro Ygor Coelho foi derrotado no badminton por 2 sets a 0 para o japonês Kodai Naraoka (parciais de 21 a 16 e 21 a 19). Apesar de ter se mantido a frente no placar no set decisivo, Ygor sofreu a virada no final da partida e não estreou como queria. O brasileiro enfrenta na sequência o sul-coreano Jeon Hyeok Jin pela segunda, e agora, decisiva rodada.
Hipismo
No primeiro dia de competições do hipismo CCE (Concurso Completo de Equitação), no Palácio de Versalhes, os três cavaleiros brasileiros que disputam os Jogos Olímpicos mantiveram o Brasil na 12ª colocação por equipes da modalidade. O time formado por Carlos Parro, com a égua Safira, Rafael Losano, com o cavalo Withington, e Marcio Carvalho Jorge, com Castle Howard Casanova, anotou 103.70 pontos de penalidade.
No individual, Losano foi o melhor entre os brasileiros, terminando na 30ª colocação, penalizado com 9.20 pontos. Carlos Parro ficou em 42º lugar, penalizado com 22.40 pontos. Já Márcio Carvalho Jorge terminou com 42.20 pontos de penalização, em 52º lugar.
Resta agora ao hipismo CEE a etapa de saltos, que acontece nesta segunda-feira. O alemão Michael Jung é o líder no individual com 17.80. Já na disputa por equipes, a Grã-Bretanha lidera com 82.50 pontos no total.
*** Textos do site oficial do COB (Comitê Olímpico Brasileiro)