A funcionária pública Rosa Maria Gonçalves, de 56 anos, procurou a equipe do Rápido No Ar, na manhã desta terça-feira (5), para registrar seu descontentamento com o atendimento no Hospital Hapvida, para onde ela foi com quadro de pressão alta. Sua chegada ao local, de acordo com ela, se deu às 7h27, porém o sistema caiu, seu atendimento se deu às 8h30, mas, às 9h48, ela ainda permanecia na sala de espera da enfermaria para ser medicada.
“A sala espera de adultos e pediatria estava lotada. Enquanto o sistema estava fora do ar pude presenciar, ao meu lado, uma idosa em atendimento oncológico, aguardando com dor para tomar morfina, e sentada nas cadeiras de espera se contorcendo de dor. Logo atrás havia uma senhora esperando desde às 6h. Também vi um rapaz com problema no rim e com dor. Eram muitos relatos de adultos e na pediatria”, disse.
Rosa Maria também reclamou do calor dentro do setor de atendimento. “Ar-condicionado desligado, abafado, inacreditável. Procurei pelo diretor do hospital e quem me atendeu foi a assistente social. Perguntei sobre o protocolo quando cai o sistema e o atendimento foi interrompido com ela, porque me chamaram. Também chamei a polícia porque, segundo a assistente social, não tem como registrar reclamação no hospital, somente na Central, no Nordeste”.
Rosa Maria disse não sabe se a polícia foi ao local, porque quando foi chamada ela passou para outro setor. Disse, ainda, que assim que passasse pelo médico ia conversar novamente com a assistente social. “Sou usuária deste hospital desde 2011 e o que observo é que muitas reclamações aumentaram depois que mudou de Medical para Hapvida. Minha indignação maior é sobre o protocolo de atendimento em caso de pane no sistema. Se houver esse protocolo, não foi acionado. Precisamos saber sobre isso. Nossa saúde está em risco. Somos usuários, somos humanos, merecemos respeito”, observou.
A funcionária pública destacou o empenho dos funcionários e médicos, em fazer o que podiam dentro de suas limitações. “Penso que como nós também são submetidos a uma administração que precisa ser mais ágil. Do jeito que está não pode continuar”, completou.
O HOSPITAL – A assessoria de imprensa do Hospital Hapvida respondeu que o compromisso da Companhia é sempre prestar o melhor atendimento aos seus clientes e esclarece que, na manhã desta terça-feira, houve uma queda sistêmica pontual, gerando atraso em alguns atendimentos. “No entanto, a situação já foi corrigida e os serviços normalizados. Reforça ainda, que nenhum caso de urgência ou emergência ficou sem atendimento. A empresa lamenta o transtorno e segue à disposição para quaisquer dúvidas”, informou a assessoria.