A importância da atividade física para minimizar os riscos do câncer de mama foi um dos temas da palestra do oncologista André Moraes no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Jardim Florence, realizada nesta quinta-feira (7), dentro da programação do Outubro Rosa 2021. Durante o mês da campanha de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, médicos do Centro de Oncologia Campinas (COC) realizarão palestras gratuitas para orientar sobre a doença e as formas de detecção precoce.
Em uma parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da Prefeitura de Campinas, a palestra envolveu participantes de diferentes programas do CEU Jardim Florence. O oncologista listou fatores que aumentam o risco do câncer de mama, falou da importância do diagnóstico precoce e tirou as dívidas dos presentes. Também foi destacada como a prática de exercícios é valiosa para minimizar os riscos da doença.
Moraes também reforçou o impacto protetivo das atividades físicas regulares para todos os tipos de câncer. “É comprovado que a atividade física diminui em até 30% as chances de câncer na população com risco para a doença. Além de ser preventiva, auxilia nos resultados terapêuticos e na recuperação de pacientes de câncer”, esclareceu o oncologista.
O CEU do Jardim Florence oferece programação esportiva e atividades culturais e de lazer de segunda a domingo, a partir das 7h. Na área de atividade física, o professor Marcelo Heins, às terças e quintas, dá aulas de ginástica para a Terceira idade e, ao longo da semana, de vôlei adaptado. Futsal e outras modalidades estão disponíveis também para crianças e jovens.
Palestras
O programa de palestras do Centro de Oncologia Campinas é voltado aos temas do Outubro Rosa e do Novembro Azul, que trata da prevenção contra o câncer de próstata.
Os interessados devem entrar em contato com o Centro de Oncologia Campinas, por meio do e-mail [email protected]. O COC disponibilizará profissionais do centro para oferecer informações e orientações pertinentes aos objetivos das duas maiores campanhas de conscientização sobre o câncer no Brasil.
O oncologista Fernando Medina, do Centro de Oncologia Campinas, reforça a importância de levar conhecimento além do limite físico do COC para impactar um número ainda maior de pessoas com o discurso da prevenção. É consenso que entender a doença contribui para a detecção precoce, o que reflete no resultado do tratamento “Ações desse tipo salvam vidas, pois estimulam a descoberta de tumores em estágios iniciais, o que amplia a chance de cura”, reforça.
Junto aos oncologistas André Moraes e Talita Coelho Paiva, Medina compõe o time de palestrantes do Centro de Oncologia Campinas, capaz de esclarecer, orientar e cuidar.
COC
O Centro de Oncologia Campinas (COC) atende pelo menos 30 convênios médicos para oferecer diferentes serviços. Dispõe de renomado corpo clínico e eficiente equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui Centro Cirúrgico, salas de imagens, de quimioterapia e de radioterapia.