A Operação Sufoco já completou 21 dias e, nesta terça-feira (24), foi responsável pela apreensão de mais de 2,3 toneladas de maconha na região de Marília, no interior do Estado. O dia também foi marcado por uma forte atuação de equipes especializadas da Polícia Militar na Capital.
Uma equipe do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) abordou um caminhão com placas do Paraguai, durante uma fiscalização na Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros, em Marília. Como resultado, encontrou 2.160 tabletes de maconha, que somaram 2.381,5 quilos. O motorista do veículo foi preso em flagrante e as drogas apreendidas para perícia. Essa foi a segunda maior apreensão da operação, por ora.
Na Capital, a PM intensificou as ações dentro da operação Sufoco, mobilizando equipes especializadas, como o policiamento de Choque e Trânsito, para atividades ininterruptas de combate à criminalidade violenta. Como resultado, uma equipe da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), prendeu um homem que roubou um veículo e mantinha a vítima – uma mulher – como refém, no interior do automóvel. Graças a ação policial, a moça foi libertada. Além disso, foi apreendida uma submetralhadora calibre 9×19 milímetro, contendo 20 munições no carregador.
Por parte da Polícia Civil, uma equipe do 78º Distrito Policial esclareceu um crime de furto qualificado e indiciou a autora. Com isso, um relógio avaliado em R$ 35 mil foi recuperado.
Prisões e apreensões
A Operação Sufoco já deteve mais de 2,4 mil pessoas e vistoriou cerca de 150,7 mil veículos. Foram apreendidos 6,1 mil automóveis e motos, e recuperados 340 veículos que haviam sido roubados ou furtados.
Até o momento, foram apreendidas, aproximadamente, 13,4 toneladas de drogas, 139 armas de fogo e 14 armas brancas. Também foram recolhidos simulacros de armas, cartões bancários, máquinas de cartão, celulares e carcaças de celulares, veículos de alto valor, itens de informática, mais de R$ 27,4 mil em espécie, dinheiro estrangeiro, entre outros objetos.
Operação Sufoco
A Operação Sufoco foi iniciada no último dia 4 para combater a criminalidade, com destaque para os delitos cometidos por falsos entregadores de delivery, na cidade de São Paulo, se estendendo para a região metropolitana e interior. A ação começou no mesmo dia em que foi anunciado um aumento na quantidade de policiais nas ruas da Capital, dobrando o efetivo operacional por meio de atividades extras.