Policiais civis do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) desencadearam, nesta segunda-feira (3), a Operação “Sanus” na região do centro da Capital. A ação teve como objetivo combater o comércio clandestino de produtos nocivos à saúde humana, especificamente o tabaco.
As atividades foram realizadas por agentes da 1ª e 2ª Delegacia de Polícia da Divisão de Investigações sobre Infrações contra a Saúde Pública (DIISP), do DPPC, e resultaram na identificação de cinco pessoas.
Com estes comerciantes foram apreendidos 438 maços (8,7 mil unidades) de cigarros oriundos do Paraguai que eram vendidos nas ruas da cidade.
Os itens foram encaminhados para perícia técnica a fim de constatar a nocividade das mercadorias apresentadas, além da consulta a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto a autorização para comércio.
Foram registrados boletins de ocorrências junto às especializadas (1ª e 2ª DIISP) para apuração de eventuais delitos de contrabando, descaminho e crime contra a saúde pública através de inquérito policial.