“A pressão sobre os envolvidos em roubos de motocicletas em Araras continuará. Consideramos inaceitável a prática criminosa que prejudica cidadãos que, com esforço, conquistam seus bens. A Polícia, no tempo da investigação e dentro dos trâmites legais, está apresentando resultados, e esse trabalho não será interrompido”, dizia, na manhã desta sexta-feira (29), o delegado de Polícia Civil Tabajara Zuliani, do SIG (Setor de Investigações Gerais), de Araras (SP), e que realizou na cidade uma megaoperação de combate a esses tipos de crimes.
A operação, denominada de “Presença”, segundo a autoridade policial, que contou com apoio de 14 equipes do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), de Piracicaba (SP), é uma resposta ao aumento de roubos de motocicletas na cidade, nos últimos meses, e seu objetivo é demonstrar a presença e a atuação das forças policiais, visando desarticular as ações criminosas.
De acordo com o delegado, foram definidos 17 alvos suspeitos de envolvimento com roubo de motocicletas, tanto em Araras quanto em Conchal, resultando no cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão.
A operação resultou na apreensão de significativa quantidade de entorpecentes, uma motocicleta produto de roubo e na apreensão de um menor de idade. Além disso, três maiores foram presos em flagrante por crimes como receptação, adulteração de sinal identificador de veículo e tráfico de drogas.
“A colaboração com o Poder Judiciário e o Ministério Público tem sido fundamental, com destaque para a recente criação de uma nova vara criminal na Comarca de Araras. Essa parceria, com atuação ágil e eficaz, tem contribuído para dificultar a atuação de criminosos”.
Para a Polícia Militar, a exemplo de tantas outras ações desencadeadas sistematicamente, pelas Forças de Segurança, essa operação foi mais uma demonstração da efetividade da política de segurança do Estado de São Paulo, no combate ao crime, no controle da violência, e na promoção de condições de segurança adequadas à população fortalecendo o compromisso das instituições de segurança com a causa pública do Estado de São Paulo.
Entre os itens apreendidos destacam-se:
• 838 gramas de maconha acondicionados em 1.185 embalagens ziplock;
• 1 kg de crack distribuído em 1.470 microtubos;
• 4,139 kg de cocaína armazenados em 2.590 eppendorfs/microtubos;
• R$ 1.811 composto por cédulas de diferentes valores;
• 10 aparelhos celulares;
• Um caderno de anotações com capa vermelha, possivelmente usado para registro das atividades criminosas;
• 1 motocicleta produto de ilícito.




