Uma operação policial realizada na última segunda-feira (11), foi responsável pelo resgate de 208 animais silvestres. Esta operação contou com o Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, juntamente com a Polícia Civil.
Três traficantes foram autuados em posse desses animais, sendo 66 primatas do gênero Callithrix e os demais pássaros, de inúmeras diferentes espécies. Os animais foram encontrados acondicionados de maneira precária em compartimentos minúsculos, sem água ou alimento. Os policiais constataram a morte de 11 aves. “O índice de animais que morrem em decorrência do tráfico é muito grande. Infelizmente, desde a captura ilegal, até o transporte em condições insalubres e todo o estresse pelo quais eles são submetidos, são fatores que obviamente contribuem para a falência destes animais”, explica o Tenente Guedes, que atua no Comando de Policiamento Ambiental.
Na operação realizada ontem (11) em Osasco (SP), os traficantes foram autuados e multados em R$ 2 milhões em decorrência dos maus-tratos causados. Eles irão responder pelo crime em liberdade, como determina a lei.
É importante salientar que a crueldade contra os animais é comum no crime de tráfico da fauna. Não importa o motivo, não compre!