Uma ampla operação realizada no final da manhã desta quarta-feira (15) constatou a existência de um criadouro clandestino de suínos no bairro Pinhal, na zona rural de Limeira (SP). A ação mobilizou o Pelotão Ambiental da GCM, a Polícia Civil, a Secretaria do Meio Ambiente, incluindo o setor de Bem Estar Animal, e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
De acordo com informações do subinspetor Renato Barbosa, do Pelotão Ambiental da GCM, aproximadamente 85 suínos estavam em situação insalubre, em um local inapropriado. Foi constatada a ocorrência de crime ambiental, pois dejetos contaminaram o lençol freático. Carcaças de aves e larvas do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue, também foram encontradas. Ainda conforme o Pelotão Ambiental, os animais eram mantidos cercados e sem receber água potável.
O proprietário do local era reincidente. Já estava sob notificação, mas não executou providências para tornar o criadouro em condições de salubridade. Ele alegou que as chuvas impediram providências para regularização.
A Polícia Civil e a Perícia técnica também vistoriaram o local. Novas autuações foram feitas. Ocorrência de crime será apurada.