Nove pessoas que integravam uma associação criminosa foram presas nesta quarta-feira (31), em Capivari (SP), numa megaoperação deflagrada pela Polícia Civil local que contou com apoio de policiais civis de Piracicaba (SP), Americana (SP), e GCM (Guarda Civil Municipal) de Capivari.
Essa foi, segundo a polícia local, a terceira fase da Operação Expiatio (denominada Expiatio III), e que investigava a associação voltada para o tráfico de drogas em Capivari e Santa Bárbara d’Oeste (SP).
A investigação foi iniciada em 2023 e é resultado de um trabalho realizado pelos policiais de Capivari. Nas duas primeiras fases, deflagradas em setembro de 2023, foram presos integrantes do grupo e apreendidos entorpecentes, veículo, e materiais provenientes do tráfico de drogas.
Nesta terceira fase foram identificadas mais três pessoas que fazem parte do grupo criminoso, sendo solicitadas as prisões (temporárias) delas. Um dos presos desta quarta-feira é irmão de um homem que foi flagrado na primeira fase da operação, o qual atuava como motorista de aplicativo para entregar drogas.
Além destes, mais indivíduos foram elencados à operação, alvos investigados, pois, possivelmente, também, estão envolvidos com o tráfico de entorpecentes. Depois que os locais elencados foram identificados, bem como os alvos, a delegada Maria Luisa Dalla Bernardina representou pelos mandados de buscas, que foram cumpridos em Capivari e Santa Bárbara d’Oeste (SP).
Entre os presos estão cinco homens e quatro mulheres, flagrados no tráfico de drogas e associação para o tráfico. Em Capivari, as prisões foram efetuadas nos bairros Porto Alegre, Moretto e Centro de Capivari.
Em Santa Bárbara d’Oeste, os mandados foram cumpridos no Jardim Esmeralda. Um adolescente também foi apreendido pelo ato infracional/tráfico de entorpecentes.
Os nove foram apresentados na Delegacia de Polícia de Capivari, para as medidas de necessárias.
Operação “EXPIATIO”
Essa operação faz alusão ao perdão e pagamentos pelos pecados. A delegada Maria Luísa destacou que Polícia Civil de Capivari vem atuando sobremaneira no combate ao crime de tráfico de drogas, contando sempre com a ação integrada das forças policiais.