A Operação Estiagem 2021, que tem como foco a intensificação do monitoramento e combate a incêndios, realizou mais uma ação preventiva e integrada na manhã da última terça-feira (3) em Campinas (SP). Desta vez, a atuação se concentrou na região Leste de Campinas, nos bairros rurais Recanto dos Dourados, Chácaras Gargantilha e Jardim Carlos Gomes.
O trabalho é importante porque as queimadas são comuns nesta época do ano e aquela região é sensível a incêndios em áreas de vegetação. A Defesa Civil coordena a Operação, auxiliada pelo Comitê Gestor, constituído por várias secretarias e autarquias municipais.
A iniciativa leva em conta a baixa umidade relativa do ar, quedas bruscas de temperatura e pouca vazão dos mananciais, condições que propiciam a ocorrência de queimadas e o alastramento do fogo na vegetação ressecada. Outro fator agravante é que as queimadas, somadas ao tempo seco, agravam problemas respiratórios, aumentando a demanda por atendimento médico.
Durante a ação desta terça, os agentes da Operação distribuíram folhetos informativos e tiraram dúvidas sobre prevenção de queimadas. As conversas incluíram cuidados com a saúde na época da estiagem, conservação do meio ambiente e correto consumo de água.
“Abordamos os motoristas e pedestres, informando sobre a necessidade de prevenção aos incêndios florestais”, explicou a diretora da Secretaria do Verde, Angela Guirao. As orientações foram feitas nas estradas de Carlos Gomes e Gargantilha.
Estiveram envolvidos no trabalho equipes da Defesa Civil; Corpo de Bombeiros; Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS); Secretaria de Cultura e Turismo; Conselho Gestor da APA de Campinas (Congeapa); Guarda Municipal (GM) e Emdec.
#CampinasSemQueimada
A Secretaria do Verde lançou este ano a campanha #CampinasSemQueimada com o objetivo de prevenir incêndios nas áreas verdes de Campinas, especialmente durante o período de estiagem. O foco principal são as APAs – Áreas de Proteção Ambiental – APA Campinas e APA do Campo Grande.
A campanha tem o apoio do Corpo de Bombeiros de Campinas e da Defesa Civil, órgãos responsáveis pelo enfrentamento aos incêndios florestais. Os envolvidos destacam a importância da iniciativa, voltada para conscientizar as populações urbanas e rurais sobre os prejuízos causados pelas queimadas.
Legislação
Em Campinas, a lei nº 10.024 de 2020 proíbe provocar incêndios intencionais para preparar terreno ou fazer limpeza de mato e lixo orgânico. A punição aos infratores é a aplicação de multa com valores a partir de 19 mil reais.