A Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou uma significativa apreensão de munições, drogas e equipamentos em uma mata no Guarujá, realizada nesta quinta-feira (3). A operação, conduzida pelo Policiamento Ambiental do 3º BPAmb em colaboração com a Guarda Municipal, faz parte da Força Tarefa da Operação Escudo.
Durante a operação, construções no Morro da Vila Julia, frequentemente usadas por traficantes, foram demolidas. Diversos itens, incluindo munições de diferentes calibres, carregadores, rádios comunicadores, um silenciador e uma quantidade considerável de entorpecentes, foram apreendidos.
A Força Tarefa tem como objetivo a preservação ambiental, combatendo a degradação do meio ambiente e removendo construções desabitadas, que são frequentemente usadas para atividades criminosas.
Em um balanço da Operação Escudo, a Polícia Militar informou que, entre 28 de julho e 2 de agosto, 84 pessoas foram detidas, com 21 armas, incluindo pistolas e fuzis, sendo apreendidas. A operação também resultou na vistoria de 2.155 automóveis e 1.143 motocicletas.
A Operação Escudo foi lançada em resposta ao assassinato do soldado Patrick Bastos Reis, que foi morto durante um patrulhamento no Guarujá. Todos os envolvidos no crime foram identificados e presos.
A intensificação do policiamento tem enfrentado resistência dos criminosos. Em um incidente recente, dois policiais foram baleados em Santos. Ambos foram hospitalizados, mas estão fora de perigo. Durante os seis dias de operação, 16 suspeitos foram mortos em confrontos com a polícia.
A SSP garante que todos os incidentes envolvendo mortes durante a operação estão sendo rigorosamente investigados, com imagens de câmeras corporais sendo anexadas aos inquéritos.