Uma informação transmitida pela Agência de Área do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), às equipes que estavam de serviço na noite desta quarta-feira (20), dando conta que dois veículos, possivelmente, estariam sendo utilizados para o transporte de armas, levou à localização dos automóveis, no Parque Novo Mundo, em Americana (SP), prisão dos ocupantes e à descoberta de uma fábrica de armas de grosso calibre – no local foram apreendidos 40 fuzis semelhantes ao modelo AR-15, da marca Colt.
Para desmantelar o esquema clandestino foram mobilizados efetivos do batalhão especializado e a ocorrência foi apresentada na Polícia Federal. Com os dados da denúncia, os policiais passaram a patrulhar quando avistaram, pela rua Ibitinga esquina com a rua Campinas, dois homens saindo de um imóvel com caixas nas mãos e embarcando em dois carros – um entrou num Renault Kwid e outro num VW Parati.
Logo que eles saíram, os policiais realizaram a abordagem. Na vistoria nos dois veículos foram localizadas algumas peças de fuzil, do tipo caixa da culatra. Indagados, os indivíduos informaram que eles estavam trabalhando em uma espécie de fábrica de armas e essas encontradas nos veículos estavam sendo levadas para fazer acabamento de pintura.
Indagados, ainda, sobre o local de onde eles saíram, ambos informaram que seria um depósito de armas e peças já prontas. Os policiais foram ao imóvel, onde localizaram os fuzis que, para serem utilizados, dependiam apenas de algum tipo de acabamento.
No local também havia diversas peças de partes do mesmo modelo de fuzil, que ainda seriam montadas, 02 silenciadores para fuzil e 07 munições de calibre 556. Segundo eles, esses armamentos eram montados e vendidos à várias facções criminosas do país, sendo a maioria das vendas feitas para o Rio de Janeiro.
Os indivíduos relataram que a fábrica ficava na vizinha cidade de Santa Bárbara d’Oeste, sendo que outra equipe, do Baep Comando, se deslocou ao local e localizou diversos maquinários, moldes, e impressoras 3D utilizados na fabricação dos armamentos.
A dupla recebeu voz de prisão e, junto com o material ilícito, foi levada para a sede da Polícia Federal em Campinas. os dois irão responder por Fabricação Ilegal de Arma de fogo, tipificado no artigo 17 da lei 10826/03.
FAÇA DENÚNCIAS
O 10º BAEP recebe denúncias de foragidos da Justiça, procurados, locais com armas e drogas, e outros tipos de crimes, pelo telefone (19) 3424-1521 – o número funciona como WhatsApp também.



