A Polícia Civil de São Paulo, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana, deflagrou na manhã desta terça-feira (4), a operação “Alimento Seguro”, que resultou na apreensão e inutilização de quase 800 quilos de alimentos impróprios para o consumo em um estabelecimento comercial no Jardim Alvorada, em Americana. O responsável pelo local, um homem de 58 anos, foi preso em flagrante.
A ação contou com o apoio da Vigilância Sanitária do município e teve como base denúncias que indicavam a venda e o armazenamento irregular de produtos alimentícios, colocando em risco a saúde dos consumidores.
Durante a operação, os agentes encontraram cerca de 774,56 kg de carnes e frangos, que estavam armazenados em uma câmara frigorífica para a produção de hambúrgueres, sem qualquer controle de procedência ou validade. Também foram localizados 22 kg de pizzas congeladas, quatro garrafas grandes de ketchup da marca Harman (3,8 litros cada) e 14 latas de refrigerantes das marcas Fanta Uva e Guaraná Antarctica, todos impróprios para o consumo.

Parte dos itens estava com a data de validade expirada e outros sequer apresentavam rotulagem adequada. Após perícia realizada pelo Instituto de Criminalística, os alimentos foram considerados inaptos para comercialização e destinados ao aterro sanitário pela equipe da Vigilância Sanitária.
O proprietário do açougue, de 58 anos, foi preso em flagrante com base nos incisos II e IX do artigo 7º da Lei nº 8.137/90, que trata dos crimes contra as relações de consumo. Os delitos envolvem a venda e o armazenamento de produtos alimentícios em condições inadequadas e com informações irregulares, o que pode gerar pena superior a quatro anos de prisão, impedindo a concessão de fiança na esfera policial.
Segundo a Polícia Civil, o indiciado foi encaminhado à audiência de custódia.




