Em comemoração ao aniversário da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a instituição desencadeia, nesta quarta-feira (15), a ‘Operação 190 anos da PM’, com a finalidade de garantir a continuidade da redução dos indicadores criminais, aumentando a presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e combater o crime.
A operação conta com a mobilização de mais de 10 mil militares, com o emprego de 4.406 mil viaturas, incluindo 11 helicópteros, distribuídos em 661 pontos. As equipes estarão em locais estratégicos, apontados pelo serviço de inteligência da PM, para sufocar possíveis ações de criminosos.
Além disso, equipes dos Comandos de Policiamento de Trânsito (CPTran) e da Capital (CPC) ficarão empenhadas na megaoperação Cavalo de Aço. Quase 100 policiais e mais de 50 viaturas estarão distribuídos em sete pontos de bloqueios intensificando a fiscalização de motocicletas nas marginais dos Rios Tietê e Pinheiros.
A ação integrada dos batalhões territoriais e especializados contribui para a redução dos crimes de oportunidade, cometidos geralmente em locais e vias com fluxo de pessoas e automóveis. Mais do que ampliar o patrulhamento, a PM alia tecnologia e inteligência policial no combate à criminalidade e a proteção às pessoas.
Paula Vieira