Um ônibus que havia saído de Campinas (SP) com destino ao Rio de Janeiro (RJ) foi um dos veículos atingidos em um grave acidente na rodovia Presidente Dutra, em Taubaté, na madrugada desta quinta-feira (11). A colisão envolveu seis veículos e deixou um morto e 37 feridos.
A vítima fatal era o motorista do ônibus, que não resistiu aos ferimentos. De acordo com o relato de passageiros, o coletivo reduzia a velocidade por causa de obras na pista quando foi atingido na traseira por um caminhão.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista de um caminhão modelo Volvo, de 31 anos, é investigado por possível falha nos freios, o que teria provocado o engavetamento. O veículo conduzido por ele bateu lateralmente em outro caminhão, atingiu a traseira de uma carreta e, em seguida, colidiu com o ônibus. A sequência das batidas empurrou o ônibus contra uma carreta à frente e, por fim, atingiu um carro de passeio.
No boletim de ocorrência, o caminhoneiro alegou que tentou frear ao perceber que os veículos estavam parados por conta das obras, mas que os freios não responderam.
O caso foi registrado como homicídio culposo e lesão corporal culposa, ambos na direção de veículo automotor.
Leandro Rocha, um dos passageiros do ônibus, viajava ao lado do filho de oito anos. Ele contou que o impacto foi repentino e que a fumaça tomou conta do interior do veículo logo após a colisão. “A gente estava meio dormindo, era por volta de 2h. O ônibus freou devagar por causa da obra. De repente, sentimos o impacto. Fumaça por todo lado. Peguei meu filho e consegui sair”, relatou.
Outro motorista envolvido no acidente também confirmou que o trânsito estava lento no momento da batida, reforçando que havia sinalização orientando os veículos a se manterem à esquerda por causa dos trabalhos na pista.
Dos 37 feridos, cinco foram levados a hospitais da região, mas já receberam alta. O motorista do caminhão investigado também ficou ferido e, por isso, não realizou o teste do bafômetro. Tacógrafos dos veículos não puderam ser recolhidos devido à destruição causada pela colisão.




