O sistema de transporte coletivo na cidade de Sorocaba (SP), a partir desta terça-feira (26), passa a contar com a operação de quatro ônibus equipados internamente com proteção antiviral e antibacteriana, inclusive contra a Covid-19. Esses são os primeiros veículos do transporte público a contar com essa tecnologia avançada.
Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Urbes – Trânsito e Transporte, em parceria de teste com a empresa ChromaLíquido Soluções Tecnológicas.
As linhas que receberão os ônibus antivirais são: 81 – Carandá, 73 – Júlio de Mesquita, 53 – Éden e 82 – São Bento. Bancos, balaústres, corrimãos e catracas dos veículos foram revestidos com o tecido que dá essa proteção especial. O revestimento é produzido com fios de poliamida, combinados com outros compostos químicos que impedem microorganismos de se alojarem nas peças. O material consegue inativar em 99,99% o vírus responsável pela Covid-19, em até 1 minuto, durante permanentemente.
“Trata-se de uma parceria com a iniciativa privada, sem custo algum ao município. É mais um passo na guerra contra o coronavírus. A intenção é equipar mais ônibus da frota com essa tecnologia inovadora”, disse o prefeito. “É uma proteção adicional à saúde e à vida. Todos os ônibus, diariamente, já passam por uma completa descontaminação quando saem das garagens. Esse revestimento superavançado garantirá ainda mais confiabilidade no transporte público”, acrescentou o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.