As câmeras do circuito interno da Ceasa (Central de Abastecimento de Campinas) flagraram o passeio de um onça parda pelas dependências da empresa, na madrugada desta quinta-feira (21). Como o complexo faz divisa com a Mata Santa Genebra, onde onças já foram avistadas, e o felino costuma andar à noite, percorrendo, por vezes, grandes distâncias, a visita está de acordo com os seus hábitos.
Inclusive, as imagens mostram que o felino veio dos fundos da área onde está a Ceasa, justamente onde termina a central de compras e começa a Mata. Esse trajeto reforça a suposição de que a onça parda é moradora do fragmento de vegetação nativa, na região Norte do município.
Mas essa “normalidade” não diminuiu a surpresa da equipe que viu as imagens, captadas também na agência bancária da Central, onde a onça fez um “pit stop” por volta de duas horas da manhã. Antes, já tinha circulado pelo prédio administrativo. Depois, resolveu conhecer o banco. Entrou, andou pelo local, “posou para fotos” e voltou para o seu refúgio.
Sobre a visitante
Amplamente distribuída em todo continente americano, a onça-parda também domina todos os biomas brasileiros, dos mais áridos aos mais vegetados. A ocorrência da espécie em áreas urbanas é resultado da pressão humana na natureza. De acordo com especialistas, o desmatamento, as queimadas e a expansão urbana forçam o felino a procurar refúgio e alimento nessas regiões.
Conhecida também por suçuarana, a onça-parda é o segundo maior felino do Brasil, podendo medir de 1,5 a 2,75 metros de comprimento e pesar de 22 a 70 quilos.