A oficina gratuita “Fotografando com o Celular”, voltada para o público a partir de 14 anos, está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (3) em Limeira (SP).
O evento acontecerá na próxima segunda-feira (10), das 13h30 às 17h30, no Museu Major Levy Sobrinho, como parte da programação das Férias no Museu, que faz parte do projeto Pontos MIS. A iniciativa é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, Museu da Imagem e do Som (MIS), em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
A oficina será ministrada pelo fotógrafo Marcelo Andrade, que ensinará truques aos participantes sobre como utilizar o celular como equipamento fotográfico no dia a dia. Durante a atividade, serão apresentadas as funções e recursos disponíveis na câmera do celular, bem como alguns acessórios que podem ser utilizados, como tripés, adaptadores de lente, iluminadores, entre outros. Serão abordadas técnicas básicas de fotografia, como composição, enquadramento, exposição, foco e ajuste de ISO, e como aplicá-las especificamente às câmeras de celular.
Além disso, serão explicadas as diferentes fontes de iluminação natural e artificial e como elas afetam o resultado final da imagem. Serão realizados exercícios práticos para aplicar o conhecimento teórico, utilizando objetos simples para composição, experimentando diferentes ângulos e planos, e brincando com a luz e sombra. Ao final, os participantes aprenderão a utilizar os aplicativos de edição mais populares disponíveis para celulares, aprimorando assim a qualidade das imagens.
Serão oferecidas 30 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. Os interessados em participar devem se inscrever pelo telefone: 3442-1707. O Museu está localizado na rua Boa Morte, 471, Centro.
SOBRE O MINISTRANTE
Marcelo Andrade é um fotógrafo brasileiro cuja paixão pela fotografia começou durante seus estudos na faculdade de comunicação, onde cursou publicidade na FAAP. Especializou-se em fotografia pelo Senac e concluiu um MBA pela ESPM. Atualmente, trabalha com ensaios, retratos, editoriais e publicidade, sendo reconhecido por sua abordagem profissional, competência e simpatia. Marcelo já ministrou aulas no Senac e na Escola Riguardare, além de ter conduzido oficinas de Fotografia Digital em diversos museus do interior do Estado de São Paulo, escolas, cinemas e teatros em mais de 115 cidades no Brasil. Ele também é professor no MIS (Museu da Imagem e do Som) e participa do projeto Ponto MIS, que ocorre em diferentes cidades do Estado de São Paulo.