Avança as obras para melhorar o sistema de drenagem de águas pluviais e fluviais no Jardim Nova Limeira em Limeira (SP). O trabalho consiste na recuperação de um trecho já canalizado do Córrego dos Pires, na proximidade da Rua Guerino Felizi.
De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a ação do tempo danificou parte da canalização trazendo prejuízos ao escoamento das águas fluviais, principalmente, além de causar erosões nas margens do córrego. Para recuperá-la, é necessário remover materiais inservíveis, recompor parte da canalização danificada, reposicionar as aduelas de concreto a céu aberto e construir um muro-ala (estrutura usada no fim da canalização para proteger as aduelas contra a erosão).
A Secretaria de Obras esclarece que na base das aduelas e do muro-ala é colocada uma camada de rachão (pedra britada de tamanho variável entre 10 a 40 cm de comprimento) com espessura necessária e suficiente para estabilizar o solo brejoso, que ao ser retirado para a colocação do rachão modifica a coloração da água.
“No caso dessa obra a cor da água fica acinzentada e escura devido ao tipo de solo podendo ser confundida como lançamento de esgoto por quem estiver à jusante (nível mais baixo) da intervenção”, explicam os técnicos da pasta.
As ações começaram em abril e o prazo previsto para a conclusão é início de julho. As melhorias são executadas com verba específica para investimentos em infraestrutura. O valor da obra é de R$ 184.493,28 com recursos do Finisa.