A Volkswagen está ampliando sua gama de modelos com um crossover compacto totalmente novo: o T-Roc. Amplas opções de personalização (opções de cores selecionadas pelo cliente e design bicolor); sistemas de assistência ao motorista mais modernos (Front Assist e Lane Assist de série, Traffic Jam Assist opcional); equipamentos digitais inovadores (nova geração do Active Info Display); conexão perfeita (pelo Volkswagen Car-Net); motores eficientes (motores com turbocompressores e até 190 cv / 140 kW), ágil e projetado para o conforto (conforto de rodagem no mesmo nível do Golf, controle adaptativo do chassi DCC disponível como opcional) e um design inédito e avançado. Com essa configuração, o novo crossover da Volkswagen traz um novo impulso para a categoria dos SUVs compactos. Dimensões externas concisas, alto nível de funcionalidade interna (cinco lugares, 445 litros de porta-malas). Um veículo versátil – disponível com tração dianteira ou integral (com tração nas quatro rodas, incluindo de série a experiência de condução do 4MOTION Active Control) – que combina a presença dominante de um SUV com a agilidade de um compacto esportivo. Um carro que está preparado tanto para as cidades como para longas viagens.
Um SUV no segmento dos € 20.000. A Volkswagen está lançando o T-Roc no segmento de preços de € 20.000 (mercado alemão) e ampliando assim sua gama de veículos para todos os caminhos com a inclusão da classe dos SUVs compactos. O lançamento no mercado inicia em novembro próximo nos mercados europeus e a pré-venda começará em setembro.
Ofensiva SUV da Volkswagen “O T-Roc estabelece um novo parâmetro no crescente segmento de SUVs”, afirma o Dr. Herbert Diess. O CEO da Marca Volkswagen continua: “Com sua funcionalidade, direção dinâmica e tecnologia, o T-Roc incorpora todas as boas qualidades da Volkswagen e irá impulsionar ainda mais nossa ofensiva de SUVs.” A luz verde para a significativa ampliação da gama de SUVs foi dada em 2016, quando a segunda geração do Tiguan foi lançada. Continuando, em 2017, no segmento acima, veio o lançamento do Atlas, que foi desenvolvido para os EUA. Quase simultaneamente foi lançado o Teramont, um modelo irmão do Atlas, adaptado ao mercado chinês. O novo Tiguan Allspace está ganhando impulso neste momento – ele é uma versão estendida do Tiguan que acomoda até sete pessoas. Outro marco da maior ofensiva SUV da história da marca Volkswagen acontecerá no final deste ano, com a apresentação mundial da próxima geração do Touareg. A Volkswagen também irá ampliar sua gama no outro extremo do espectro de SUVs com o compacto T-Cross, que está posicionado abaixo do T-Roc. Outro modelo local com emissão zero deve ser lançado como parte da ofensiva SUV: o I.D. CROZZ. Ele é o primeiro SUV totalmente elétrico da Volkswagen. A Volkswagen está mostrando o veículo com tração integral e emissão zero no Salão do Automóvel de Frankfurt na forma do conceito I.D. CROZZ II, uma versão avançada que reflete mais de perto um modelo de produção.
Quatro letras, um posicionamento. O nome T-Roc é facilmente reconhecível em todo o mundo. Segundo o Dr. Frank Welsch, membro do Board da Marca Volkswagen responsável por Desenvolvimento do Produto: “O ‘T’ se refere aos bem-sucedidos antecessores do carro, o Tiguan e o Touareg, cujos DNA de SUV e pontos fortes foram transferidos para o novo modelo – a posição alta dos assentos, as qualidades robustas da carroceria e trem de força e o sistema de tração integral incluído de série com os motores maiores. O ‘Roc’ no nome deriva do inglês ‘Rock’, que aponta para o posicionamento do T-Roc como um crossover que combina a dominância de um SUV com a agilidade de um modelo hatchback compacto e o dinamismo da categoria compacta. Esse carro realmente agita o segmento – algumas vezes ruidosamente, outras de forma mais discreta, segundo suas opções específicas e combinação de cores. Um novo Volkswagen que levará a marca e seus proprietários para a próxima década da mobilidade.”
SUVs compactos são a próxima onda. O T-Roc será lançado nos principais mercados do mundo. Para o mercado europeu, o novo SUV será produzido na fábrica de Setúbal, em Portugal (próximo a Lisboa). Jürgen Stackmann, Membro do Board da Marca Volkswagen responsável por Vendas, Marketing e Pós-vendas, comenta sobre os mercados de venda para o T-Roc. “Atualmente, quase 80% dos SUVs compactos são vendidos na Europa e na China. Esse tipo de SUV também está ganhando importância no Brasil, Índia, Rússia e EUA. Nós achamos que ao longo dos próximos dez anos, o volume de vendas global desses SUVs compactos irá crescer das atuais 6,4 milhões para perto de 10,6 milhões de unidades por ano.”
Esses SUVs têm tanto sucesso porque oferecem uma funcionalidade altamente abrangente e uma posição elevada dos assentos com dimensões externas compactas, ao mesmo tempo que têm um visual muito dinâmico. A Volkswagen conseguiu alcançar essa síntese no T-Roc com grande sucesso. Ele atende às necessidades dos motoristas que estão frequentemente na estrada, principalmente em áreas urbanas. O T-Roc mira, por exemplo, nas pessoas solteiras que apreciam várias atividades, assim como famílias que valorizam sua flexibilidade e casais cujos filhos já sejam independentes. Todos esses grupos-alvo querem um SUV compatível com o mundo urbano, divertido de guiar a cada quilômetro e cujo design deixe claro um posicionamento de estilo confiante. Com seu excelente conforto, posição alta dos bancos, sistemas de segurança inovadores, interior flexível, alta confiabilidade e DNA de design único, o T-Roc atende a tudo isso. Como um SUV compacto, o novo T-Roc torna-se um companheiro contemporâneo no mundo urbano, que pode também lidar com um passeio familiar de final de semana com facilidade.