Espanha e Inglaterra decidem o título da Eurocopa, neste domingo às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha.
Com 100% de aproveitamento até aqui, os espanhóis chegam após eliminar a França na semifinal por 2 a 1, de virada, enquanto os ingleses, que passaram por duas prorrogações no mata-mata, mandaram os holandeses de volta para casa na fase anterior, também com uma vitória por 2 a 1, de virada.
Esta será a primeira final de Euro protagonizada entre as duas seleções, que não se esbarravam no mata-mata da competição desde 1996, quando se enfrentaram nas quartas de final.
A seleção espanhola é a única nesta Euro ainda com 100% de aproveitamento e venceu todos os seis jogos que disputou até o momento.
Na fase de grupos, a Espanha foi líder do Grupo B com 9 pontos e venceu Croácia (3 x 0), Itália (1 x 0) e Albânia (1 x 0).
Nas oitavas, goleada por 4 a 1 sobre a sensação Geórgia e, nas quartas, despachou a anfitriã Alemanha por 2 a 1, com vitória selada apenas na prorrogação. Já nas semifinais, triunfo por 2 a 1, de virada, sobre a França, e vaga garantida na decisão.
Vivendo uma seca de títulos que já dura desde 2012, a Espanha está de volta a uma final após 12 anos e, se for campeã, passará a Alemanha na contagem. As duas seleções estão empatadas no posto de maiores vencedoras da disputa com três títulos cada. Com uma possível nova conquista, a Espanha iria a quatro – somando 1964, 2008 e 2012.
Os ingleses, por sua vez, começaram a Euro aos trancos e barrancos e avançaram ao mata-mata com apenas cinco pontos somados no Grupo C.
Na estreia, vitória por 1 a 0 contra a Sérvia. Porém, nos compromissos seguintes, empates contra Dinamarca (1 x 1) e Eslovênia (0 x 0). Ainda assim, a Inglaterra terminou em primeiro, seguida dos dinamarqueses, com três pontos.
Nas oitavas de final, o English Team levou um verdadeiro susto e ia sendo eliminada pela Eslováquia até os acréscimos do segundo tempo. Porém, Jude Bellingham balançou as redes com uma linda bicicleta e, na prorrogação, Harry Kane decidiu.
Na fase seguinte, após empate por 1 a 1 com a Suíça, a vaga veio na loteria dos pênaltis. Já nas semifinais, virada por 2 a 1 sobre a Holanda.
A Inglaterra busca o seu primeiro título. E terá mais uma chance depois de bater na trave na edição passada, quando sucumbiu em casa, em Wembley, para a Itália, nos pênaltis.
Segundo a ESPN, este será apenas o terceiro confronto entre as duas seleções na Eurocopa – e pela primeira vez em uma final. O primeiro duelo aconteceu na edição de 1980, na Itália. Espanha e Inglaterra caíram no mesmo grupo, e quem levou a melhor foi o English Team, por 2 a 1.
Em 1996, na Inglaterra, o enfrentamento ocorreu nas quartas. E após um 0 a 0 no tempo regulamentar e prorrogação, os ingleses venceram por 4 a 2 nas penalidades.
A Uefa distribuirá um total de 331 milhões de euros (R$ 1,8 bilhão) entre as 24 seleções que disputaram a Euro. O campeão garantirá um bônus de 8 milhões de euros (R$ 42,4 milhões), enquanto o vice, outros 5 milhões de euros (29,33 milhões).
Espanha x Inglaterra
Espanha – Unai Simón; Dani Carvajal, Robin Le Normand, Aymeric Laporte e Marc Cucurella; Rodri, Fabián Ruiz e Dani Olmo; Lamine Yamal, Nico Williams e Álvaro Morata. Técnico – Luis de la Fuente.
Inglaterra – Jordan Pickford; Kyle Walker, John Stones e Marc Guéhi; Bukayo Saka, Kobbie Mainoo, Declan Rice e Kieran Trippier; Jude Bellingham e Phil Foden; Harry Kane. Técnico – Gareth Southgate.
Árbitro – François Letexier (França)
Local – Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha, às 16h (de Brasília).