O número de pessoas assassinadas em Limeira (SP) de janeiro a agosto deste ano já é o total de janeiro a dezembro do ano passado, ou seja, 12 homicídios foram registrados nos primeiros oito meses de 2023 na cidade. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (25), pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Outro tipo de ocorrência que teve aumento, de janeiro até o mês passado, foi a quantidade de mortes por acidente de trânsito – foram 23 desde o início deste ano, duas à mais do que 2022 inteiro que registrou 21 casos.
Os acidentes de trânsito, sem vítimas fatais, também tiveram um acréscimo. Foram 382 no ano passado inteiro e 482 nos primeiros oito meses de 2023.
Uma modalidade criminosa que se destacou, também, no que diz respeito ao acréscimo, foi o furto em geral – de janeiro a dezembro do ano passado, Limeira teve 1.990 registros. De janeiro a agosto deste ano já foram registrados 2.419 furtos.
O furto em geral envolve o de bolsas, carteiras, residências, celulares, em escolas, etc. Limeira também apresenta aumento no número de furto de veículos – 498 no ano passado inteiro e 616 nos primeiros oito meses de 2023.
Teve acréscimo, ainda, do número de roubos de veículos – 290 em 2022 e 313 neste ano. Os furtos de veículos não ficaram atrás. De janeiro a dezembro de 2022, Limeira teve 498 veículos furtados. Neste ano, em oito meses, já foram 616.
Quedas – Os crimes que apresentam redução são:
– Roubos em geral: 552 no ano passado e 456 de janeiro a agosto deste ano.
– Roubo de carga: 16 em 2022 e 14 de janeiro agosto deste ano.
O major/PM Neymar, atual comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar de Limeira, informou que a PM não compara os índices atuais com o ano anterior, mas que trabalha com ações direcionadas mês a mês do ano vigente buscando superar cada mês.
Ainda de acordo com ele, existe uma atuação integrada das Forças de Segurança com operações, esclarecimentos de crime por parte da Polícia Civil e tanto a PM quanto a GCM têm apoiado com fornecimento de informações. Segundo o oficial da PM ocorreram diversas prisões de indivíduos que estavam ligados a roubos em geral, roubos e furtos de veículos.
“Atuar de maneira integrada, permite a todos envolvidos potencializar suas ações e maximizar seus resultados. Essa atuação integrada, contando ainda com o apoio da Polícia Civil,
trouxe uma redução de 30% nos crimes de roubos e furtos de veículos e 25% dos roubos em
geral desde junho, em alguns municípios com redução ainda maior como em Limeira”, completou o major.