A instalação de novos radares em Limeira terá que seguir regras mais rigorosas a partir de agora. Um projeto de lei aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito estabelece que qualquer novo ponto de fiscalização eletrônica de velocidade só poderá ser implantado após a realização de estudo técnico detalhado e ampla divulgação pública com pelo menos 15 dias de antecedência.
O objetivo da nova regra é evitar que os motoristas sejam surpreendidos por novos radares, como já ocorreu em outras ocasiões. A transparência no processo é apontada como uma forma de promover a educação no trânsito e não apenas a punição.
Segundo a legislação, o estudo técnico deverá justificar a necessidade do radar com base em critérios como histórico de acidentes, número de veículos, velocidade praticada na via e presença de escolas ou travessias de pedestres.
A lei determina ainda que a divulgação do novo ponto de fiscalização deve ser feita em canais oficiais da Prefeitura, como o site institucional, redes sociais e Diário Oficial do Município. Placas de sinalização também deverão ser instaladas com antecedência mínima de 15 dias.
E os radares já instalados?
A nova regra não afeta os radares que já estão em operação na cidade. Apenas novos pontos precisarão cumprir os critérios da nova legislação. Até o momento, a Prefeitura não informou se há estudos em andamento para a implantação de novos equipamentos.




