A nova geração do Peugeot 208 deve chegar na América do Sul em 2020, mas o primeiro país a receber o modelo será o Uruguai. Para o Brasil ainda não há uma data definida.
O modelo também deixará de ser fabricado aqui no País e passará a ser produzido em El Palomar, na Argentina. A produção deve começar no meio do ano que vem.
Fonte ligadas a Peugeot garantem que a fábrica brasileira passará a produzir outros modelos da marca, inclusive da Citröen, que faz parte do grupo.
O novo 208 já foi flagrado em terras brasileiras, mas a estreia brasileira deve ficar para 2021.
O modelo é construído sobre a plataforma a nova CMP (sigla de Plataforma Modular Compacta, em inglês). A base substitui a PF1, utilizada pelos atuais 208 e 2008, e também pelos primos da Citroën (C3, Cactus e Aircross).
As configurações equipadas com propulsor 1.2 Puretech a gasolina, terão opções com 75 cv e câmbio manual de cinco marchas, com 100 cv e caixa manual de seis marchas ou automática de oito, e 130 cv e transmissão automática de oito velocidades.
Além disso há uma variante elétrica, a e208. O motor gera 100 kW ou 136 cv), afora os 26,5 kgfm. A unidade elétrica é alimentada por baterias de 50 kWh instaladas debaixo do piso que garantem 340 quilômetros de autonomia.
As unidades atingem 80% de sua carga total quando abastecidas por 30 minutos em carga rápida. Essa versão, inclusive, respondeu por 75% das encomendas do 208 na Europa, onde já está sendo vendido.