O prefeito de Piracicaba (SP), Luciano Almeida, reinaugurou na manhã desta segunda-feira (29) o Shopping Popular Municipal Clélia Barbosa de Oliveira, mais conhecido como Camelódromo, após obras que trouxeram melhorias na estrutura do empreendimento.
O Camelódromo funciona na Praça Ennes Silveira Mello, ao lado do Terminal Central de Integração (TCI), desde 1995, e é a primeira vez que foi realizada uma reforma no local. Na cerimônia estiveram presentes o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Ribeiro, o diretor do Centro de Comunicação Social (CCS), Thiago Marquezin, o chefe do Setor de Economia Informal da Semdettur, Fernando Reis, vereadores Josef Borges e Paulo Camolesi, e a presidente da associação dos permissionários, Elisângela Pereira, representando toda a diretoria do Shopping Popular.
O investimento total na obra, executada pela Prefeitura, por meio da Semdettur, foi de R$ 96,4 mil. A reforma teve início em setembro de 2023 e foi concluída em janeiro deste ano, sendo refeita toda a pintura do prédio, interna e externamente, reforma e pintura dos pisos, das pilastras, reforma dos portões nas três entradas e fachadas, além de conserto na parte elétrica dos ventiladores, troca dos assoalhos dos boxes, limpeza e pintura do telhado.
Ainda foram instalados três bebedouros para uso dos permissionários e clientes, instalação de uma pia e compra de suprimentos para manutenção do prédio, como lâmpadas de iluminação. O prefeito Luciano destacou o benefício de ter uma área estruturada para os comerciantes de rua.
“Precisamos trazer a população aqui pra dentro, pra ver como é gostoso passear aqui e ver essas lojas. A ideia é essa, de a gente tornar aqui um lugar mais agradável, trazer vida para esse lugar, todo mundo pode se divertir e aproveitar aqui. Valeu a pena fazer esse investimento esperado por tanto tempo”, declarou o chefe do Executivo.
FONTE DE RENDA
Atualmente, o Shopping Popular Municipal Clélia Barbosa de Oliveira tem 92 boxes e 68 deles estão ocupados com permissionários que vendem produtos nos setores de alimentação, vestuário, informática, celulares e bijuterias.
Dona Antoninha Eugênia de Lima soma 78 anos de idade e há 37 tem uma banca no shopping popular. O Box 66, ou o Box da Toninha, fica bem ao lado da entrada principal do empreendimento, onde ela atualmente vende camisetas masculinas e camisas de times de futebol. “Minha banca era Casas Bahia”, brinca pra dizer que já vendeu de tudo ao longo de mais de três décadas no local.
Assim como a dona Toninha, Luzia de Fátima Ferrari criou todos os quatro filhos com a renda que a banca dela gerou, durante os 16 anos que tem box no shopping. Chegou em 1978 para morar em Piracicaba, vinda de Goiânia, e sempre trabalhou vendendo produtos na área central da cidade até conseguir um ponto fixo no camelódromo.
Ela tem 64 anos e conta que pretende trabalhar ali até quando “Deus a chamar”. “Eu gosto daqui, vejo gente, vendo meus vestidos”, conta, mostrando as roupinhas de crianças que ela mesma costura.