A Opel, braço da Chevrolet na Europa, apresentou o novo Astra. Essa é a sexta geração do modelo que já fez muito sucesso no Brasil. O modelo vem com visual totalmente renovado, painel totalmente digital e tecnologias de ponta, como a versão mais recente da luz adaptativa Intelli-Lux LED Pixel.
Com o lançamento, a fabricante alemã abre o próximo capítulo da história de sucesso de 30 anos do Astra: pela primeira vez, o modelo compacto estará disponível com acionamento elétrico.
A Opel vai oferecer o novo Astra como um híbrido plug-in em dois níveis de desempenho e a partir de 2023 como um modelo elétrico, o Astra-e. Além disso, existem versões com motores a gasolina e diesel altamente eficientes em combinação com transmissões manuais de seis velocidades otimizadas para fricção e transmissões automáticas de oito velocidades.
A faixa de potência estende-se de 81 kW / 110 hp a 165 kW / 225 hp de saída do sistema – portanto, um desempenho superior de direção é garantido. Com isso, a Opel combina a diversão de dirigir com a máxima eficiência e consciência ambiental na próxima geração da classe compacta. A preços atrativos habituais: a diversão de condução do Astra começa nos € 22.465 (PVP incl. IVA na Alemanha), algo próximo dos R$ 140 mil.
“O novo Opel Astra é único – com ele, a Opel está a definir uma nova era. Isso se aplica a toda a gama de motorizações até o Astra-e elétrico a bateria, bem como às suas tecnologias líderes de classe e design sensacional. A Opel estabelece padrões com este carro, que tem tudo para se tornar mais uma vez um best-seller ”, disse o novo CEO da Opel, Uwe Hochgeschurtz.
Opel Vizor com Intelli-Lux LED Pixel Light: Eyecatcher com tecnologias de ponta
O Astra é uma declaração de design para a marca. Dinâmico como nunca antes, com superfícies lisas e tensas, desintoxicadas de elementos supérfluos e com a nova cara da marca – o Opel Vizor. Isso mostra à primeira vista que o Astra está pronto para definir uma nova era.
Como seu antecessor lançado em 2015, o recém-chegado traz inovações para a classe compacta que os clientes anteriormente só conheciam de veículos mais caros. Por exemplo, o Astra pode transformar a noite em dia: a evolução mais recente da luz adaptativa Intelli-Lux LED Pixel vem diretamente do carro-chefe da Opel Insignia e com 168 elementos de LED, lidera o setor de mercado de compactos e médios.
Um salto no tempo ocorreu no interior da nova geração do Astra. Com o painel totalmente digital, os instrumentos analógicos são remetidos para a história. A nova interface HMI conta com gráficos novos e modernos. Ela oferece aos clientes uma experiência pura e mais intuitiva. Os passageiros podem operar o novo Astra de forma intuitiva por meio de telas sensíveis ao toque extra-largas, como um smartphone. Os designers e engenheiros da Opel tomaram muito cuidado para garantir que o motorista receba todas as informações necessárias e opções de operação úteis, mas não se sobrecarregue com dados ou funções supérfluas. Além disso, as principais configurações, como o controle do clima, ainda podem ser operadas por meio de botões físicos.
Normalmente, Opel conhecida pelo conforto de seus assentos e isso não poderia ser diferente no Astra. Os bancos dianteiros, desenvolvidos internamente, são certificados pela AGR (“Aktion Gesunder Rücken e V” / “Campaign for Healthy Backs”) e são extremamente confortáveis, especialmente em viagens longas. O motorista é apoiado por sistemas de assistência de última geração que vão do head-up display ao sistema de assistência semi-automatizado Intelli-Drive 2.0, que integra todas as câmeras e sensores a bordo com conectividade e-horizon, e o Intelli -Vision com câmera de 360 graus.
Manuseio dinâmico, porém, composto, travagem “à prova de autobahn” e estabilidade
O novo Astra tem 4m374 de comprimento e 1m860 de largura. É apenas 4,0 mm mais comprido do que o modelo anterior. A distância entre eixos aumentou 13 mm para 2m675. Apesar da postura musculosa e confiante, a prática porta-malas do novo Astra com piso ajustável ainda oferece ao motorista e quatro passageiros até 1.250 litros de volume de bagagem com os bancos traseiros rebatidos.
O novo Astra baseia-se na terceira geração da arquitetura multienergia EMP2 altamente flexível, com o DNA da Opel integrado desde o início do desenvolvimento. Isso significa que o manuseio é composto, além de dinâmico, e que o novo modelo – como todo Opel – é “à prova de autoestradas”. Em outras palavras, a capacidade de alta velocidade era um objetivo de desenvolvimento primário.
A direção e a rigidez lateral do chassi – suspensão McPherson na dianteira, barra de torção na traseira – são projetadas para um alto controle de guinada (amortecimento do movimento em torno do eixo horizontal). Na frenagem, o novo modelo oferece forte poder de frenagem e permanece altamente estável em curvas e em linha reta. A rigidez torcional do novo Astra é 14 por cento superior à do modelo anterior.
A carteira de encomendas do novo Opel Astra abre no outono e vai chegar aos primeiros clientes no início de 2022. Será inicialmente lançado como um modelo esportivo de cinco portas com linhas semelhantes a coupé; a versão elegante do Astra Sports Tourer virá em breve. Um ano após o lançamento no mercado da nova geração, o Astra-e elétrico a bateria entrará na linha. O novo Astra foi desenhado, desenvolvido e será produzido com a maior precisão na sede da Opel em Rüsselsheim. Opel Astra – fabricado na Alemanha.