Uma nova onda de frio está prevista para atingir grande parte do país a partir desta quinta-feira (6), segundo a Climatempo. A frente fria começa pelo Sul e deve avançar nos próximos dias, derrubando as temperaturas também nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e até partes do Norte, como Acre e Rondônia.
De acordo com os meteorologistas, o fenômeno será provocado pela chegada de uma nova massa de ar polar que atinge o Sul entre quinta e sexta-feira. No fim de semana, especialmente a partir de domingo (8), esse ar frio avança e se espalha por outras regiões do Brasil.
A nova massa, embora menos intensa que a anterior, terá maior duração. A previsão é de que o clima frio se estenda até pelo menos o dia 14 de junho, com temperaturas abaixo da média em diversas localidades.
Previsão para o Sul e Sudeste
No Sul, a sexta-feira (6) deve registrar mínimas em torno ou abaixo de 4 °C, com possibilidade de geada em áreas da Campanha e da zona sul do Rio Grande do Sul. As tardes tendem a ser mais amenas, com sol e temperaturas variando entre 18 °C e 20 °C.
São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas e Mato Grosso do Sul também devem sentir os efeitos da frente fria a partir do fim de semana. Nessas regiões, o frio chega com mais força entre domingo e segunda-feira (9/6).
Risco de neve é baixo
Apesar da forte queda nas temperaturas, a possibilidade de neve é considerada muito baixa nesta nova onda de frio. As chances estão restritas às áreas mais altas da serra catarinense, como Urubici e São Joaquim, e apenas na segunda-feira.