A Suzano, maior produtora de celulose do mundo, divulgou nesta quinta-feira (8) os resultados do segundo trimestre de 2025 (2T25), marcados por crescimento nas vendas e na receita. Entre abril e junho, a companhia comercializou 3,7 milhões de toneladas de celulose e papéis, alta de 28% em comparação ao mesmo período do ano passado.
O bom desempenho tem como destaque a nova fábrica da empresa em Ribas do Rio Pardo (MS), que iniciou operação em julho de 2024. Com isso, a receita líquida do trimestre somou R$ 13,3 bilhões, aumento de 16% na comparação anual.
Expansão da capacidade produtiva e câmbio favorecem resultado
Apesar da queda nos preços da celulose no mercado internacional, a Suzano conseguiu manter sua receita em alta graças ao aumento da produção no Brasil, ao crescimento nas vendas de papel pelas unidades recém-adquiridas nos Estados Unidos e a um câmbio mais favorável.
O EBITDA ajustado atingiu R$ 6,1 bilhões e a geração de caixa operacional ficou em R$ 4,1 bilhões. O lucro líquido da empresa foi de R$ 5 bilhões, influenciado principalmente pela variação cambial positiva sobre a dívida e operações de hedge em moeda estrangeira.
Foco em competitividade e nova joint venture
Segundo o presidente da Suzano, Beto Abreu, a nova fábrica no Mato Grosso do Sul tem ampliado a competitividade da companhia ao reduzir custos operacionais. Ele também destacou o avanço na estratégia de longo prazo com a joint venture com a Kimberly-Clark, anunciada recentemente.
“Seguiremos disciplinados e focados em extrair os ganhos econômicos potenciais que acreditamos existir na nova joint venture e em ampliar ainda mais nossa competitividade nos próximos anos”, afirmou Abreu.
Custo de produção em queda e alavancagem controlada
O custo caixa de produção da celulose, excluindo paradas, foi de R$ 832 por tonelada, valor que indica uma tendência de queda mais expressiva no segundo semestre deste ano. Já a alavancagem da companhia, medida pela relação entre dívida líquida e EBITDA ajustado em dólares, fechou o trimestre em 3,1 vezes.




