Na segunda-feira, dia 17, será celebrado em todo o mundo o Dia de Proteção às Florestas, com o objetivo de reforçar a conscientização sobre a preservação dos inúmeros biomas presentes em todo o planeta. No Brasil, a data também é marcante por chamar a atenção para o desmatamento, principal responsável pela destruição de florestas no país.
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, atua de forma efetiva no processo de recuperação ambiental e, por isso, hoje mantém sob sua responsabilidade a manutenção de 5.342 árvores plantadas. O plantio ocuparia uma área total de 48.090 metros quadrados se todas as mudas estivessem no mesmo local, o equivalente a mais de 4,5 campos de futebol.
“Atuamos de forma efetiva não apenas na conservação, mas também no processo de recuperação da vegetação da cidade porque entendemos a importância que isso tem para todos. Levar o saneamento muito além do básico é o propósito da BRK”, afirma Alexandre Leite, gerente de operações da concessionária em Limeira.
Preservação de espécies e dos recursos naturais
Ao direcionar esforços à preservação de áreas verdes existentes e ao plantio de novas mudas, a BRK atua indiretamente na preservação de espécies animais, no equilíbrio do ecossistema e na disponibilidade de recursos naturais que são essenciais para a humanidade. Entre eles, a preservação da água e o devido tratamento do esgoto gerado.
Em Limeira, a preocupação com os recursos naturais é reforçada pela atuação da companhia, que universalizou os serviços de saneamento muito antes da aprovação do Marco do Saneamento ser instituído. Desde 2010, a cidade possui 100% de coleta e de tratamento de esgoto na área urbana. Neste momento, todo este tratamento ocorre com alta eficiência, superando requisitos legais ambientais.
Convivência com 5 biomas brasileiros
Em todo o Brasil, a BRK possui aproximadamente 14% de sua infraestrutura inserida em Áreas de Preservação Ambiental (APPs). São quase 420 recursos, entre reservatórios e áreas de captação, estações elevatórias e de tratamento, operados em conjunto com a proteção de espécies nativas dos diferentes biomas brasileiros.
Dos seis biomas existentes no país, a companhia possui unidades de negócio em cinco deles. De Norte a Sul do país, a convivência com a diversidade de animais e de plantas faz parte do dia a dia, atestando que saneamento para a empresa, é só o começo.