A Neoenergia, por meio de seu Programa de Eficiência Energética (PEE), inaugura nesta quarta-feira (31) um sistema fotovoltaico no campus da Unicamp, em Limeira (SP). Com capacidade para gerar energia suficiente para abastecer o equivalente a 300 residências, as três usinas solares também proporcionarão uma redução de aproximadamente 33% no consumo de energia, resultando em uma economia mensal de cerca de R$ 60 mil na conta. Além disso, a iniciativa contribui para a preservação ambiental e a descarbonização.
A Neoenergia Elektro, distribuidora que atende cerca de 2,9 milhões de clientes no estado de São Paulo, incluindo 143 mil na cidade de Limeira, implementou o sistema fotovoltaico como parte do Programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel. O sistema, composto por 978 painéis solares, irá abastecer a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), a Faculdade de Tecnologia e o Colégio Técnico de Limeira (Cotil), que englobam mais de 3 mil pessoas, entre alunos e professores.
Ana Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, destaca que o objetivo da companhia é fomentar o uso limpo e sustentável da energia, contribuindo para a redução do impacto das mudanças climáticas no meio ambiente. Os projetos de eficiência energética das distribuidoras da Neoenergia em diferentes regiões do país têm gerado um impacto positivo na redução do consumo de energia elétrica dos consumidores beneficiados.
Além das usinas solares, a Neoenergia também forneceu 6.729 lâmpadas LED para a modernização da iluminação interna dos prédios da universidade. Os sistemas fotovoltaicos instalados possuem uma capacidade de geração anual de energia estimada em 722 megawatt-hora.
A parceria entre a Neoenergia Elektro e a Unicamp traz benefícios não apenas em termos de economia de energia, mas também para as áreas de ensino, pesquisa e extensão da universidade. O projeto permitirá que a comunidade acadêmica tenha contato direto com tecnologias de energia renovável, estimulando a discussão sobre sustentabilidade. Além disso, os dados gerados pelos sistemas fotovoltaicos poderão ser utilizados em pesquisas e trabalhos acadêmicos.
A iniciativa está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, mais especificamente com a ODS 7, que busca promover o acesso à energia acessível e limpa. A instalação dos painéis fotovoltaicos na Unicamp reforça o compromisso da Neoenergia com a sustentabilidade e a adoção de fontes renováveis de energia.