Agnaldo Freitas, o Nego, capitão e responsável pelo Brutos Futsal, participou do Pimba nos Esportes da Rádio Melhor FM e fez um balanço sobre esta temporada. Pela primeira vez, a equipe limeirense avançou de fase no Campeonato Paulista e na Liga Paulista. O crescimento de 2021 para 2022 foi considerável e hoje o Brutos joga de igual para igual com qualquer adversário. Basta lembrar a classificação épica diante do São Paulo, com a vitória por 3 a 0, no Vô Lucato.
Apesar de usar a palavra “positiva” para resumir esta temporada, Nego afirmou que o Brutos poderia ter chegado ainda mais longe, mesmo com um elenco reduzido, de aproximadamente dez atletas.
“Deixamos de vencer em casa Viradouro (2 x 2) e Dracena (0 x 1). Se tivéssemos feito o dever de casa como vínhamos fazendo, estaríamos, no mínimo, nas semifinais dos dois campeonatos, pois jogamos demais como visitante. Mas não tenho do que reclamar. Estamos no caminho certo”, explicou.
Nego contou que uma reunião acontecerá nos próximos dias para traçar o planejamento de 2023. Ele pretende renovar o contrato do técnico Pezão, que vence em fevereiro. Espera contar com 16 jogadores. Ainda não sabe se ele mesmo jogará mais uma temporada (mas deve continuar). Contou que o goleiro Ronaldo será o primeiro a sair e que espera definir a situação de Cleitinho, muito cobiçado no futebol amador e que tem proposta do Dracena.
Outro objetivo de Nego para 2023 é definir um mascote para o Brutos Futsal. Para isso, conta com a ajuda do empresário Marquinho Jesus, o “Rockman”, de Chico Macaco Brinquedos. A primeira ideia era adotar o Smurf, até pela cor azul, mas em razão dos direitos autorais a ideia foi abortada.
Nego espera também definir o quanto antes a situação do Vô Lucato. Ele disse no programa que gostaria de realizar mais melhorias no ginásio, como a colocação de acrílico. Para isso, precisaria ter a concessão do local, tendo uma abertura maior com o prefeito Mario Botion e com o secretário de esportes, Luiz Augusto Zanon. Sua maior preocupação são as tabelas de basquete, que a todo momento são colocadas e tiradas. Isso pode danificar o piso, que é um dos melhores do Estado de São Paulo.
O Brutos Futsal vem contando com os trabalhos de Wagner Rodrigues. Além de impulsionar a equipe limeirense nas redes sociais, ele tem buscado a captação de recursos e tem muita abertura com o prefeito. Aliás, o Brutos entrou no chamamento deste ano. Nego disse que o valor é mais baixo em relação ao ano anterior. Em troca, o Brutos fará quatro núcleos para escolinhas de futsal, sendo dois públicos, um no Sesi e outro provavelmente no Gran São João. Um time feminino do Brutos também está em pauta.
Nego não descartou a contratação de um medalhão para 2023, ou seja, aquele jogador com passagem por seleção brasileira que possa melhorar ainda mais o marketing do Brutos. Hoje, dois nomes estão em pauta, ambos do São Paulo: Simmi e Pula (naturalizado russo). “O único medalhão que trouxemos até agora não deu certo. Todos queriam o Claytinho, do Pinda, e ele veio para cá. Infelizmente não teve sucesso”, lembrou.
Para completar, Nego disse que não fará loucuras para trazer reforços e que fará contrato com os jogadores que acertarem com o Brutos para 2023, até para não correr risco de perdê-los durante as competições. Afirmou que vai rever a situação de quem joga o extra, ou seja, quem ganha um dinheiro a mais para defender clubes pelo Estado de São Paulo. Esse assunto vem incomodando não só o Brutos, mas como vários times, inclusive o poderoso Magnus. “A gente paga o salário e o nosso jogador se machuca jogando o extra. Não está certo. Sem contar o desgaste do atleta, que acaba não rendendo em quadra”, justificou.