Os 16 clubes que disputarão o Campeonato Paulista da Série A-2 de 2019 se reuniram ontem na sede da Federação Paulista de Futebol para definir a competição da próxima temporada.
A principal novidade será o aumento de classificados na fase inicial, passando para oito. Nos últimos anos, foram quatro classificados após a primeira fase, que segue disputada em turno único entre todos os clubes a partir do dia 20 de janeiro.
Sem equipes que participarão das Séries A e B do Campeonato Brasileiro no ano que vem, o número de datas do campeonato foi ampliado para 21. Com mais três datas para disputa, o torneio ganhará uma nova fase (quartas de final), disputada em ida e volta assim como as semifinais e a final, que acontecerá no dia 1º de maio.
Campeões e vice do Paulistão A-3 de 2018, Atibaia e Portuguesa Santista tiveram seus acessos confirmados e se juntam aos remanescentes da A-2, mais Linense e Santo André que foram rebaixados do Paulistão.
Além da Internacional, que foi representada pelo presidente Paulo Eduardo Toledo Barros, a A-2 terá: Linense, Santo André, Atibaia, Portuguesa Santista, Água Santa, Portuguesa, Votuporanguense, Rio Claro, Taubaté, São Bernardo, Penapolense, XV de Piracicaba, Nacional, Sertãozinho e Juventus.
Os dois finalistas subirão para o Paulistão. O campeão receberá R$ 280 mil de premiação e uma vaga na Copa do Brasil. Já os dois últimos serão rebaixados para a Série A-3.
*** Foto – Rodrigo Corsi/FPF