No início de setembro, sábado (4), ocorreu o mutirão de limpeza no Jardim Tatuapé, uma iniciativa da Associação de Moradores do Tatuapé II, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), que cedeu equipamentos de proteção individual, caminhão para recolhimento dos resíduos e apoio da equipe de educadores ambientais do projeto Revira, voltado à educação ambiental. Foram retirados 4.300 kg de resíduos, incluindo pneus, lixo doméstico, entulho de construção, móveis, colchões e roupas, entre outros objetos.
De acordo com Filipe Salvetti, coordenador do Projeto Revira, ainda há camadas de resíduos no local e na margem oposta do ribeirão, que serão precisam ser removidas com o uso de máquinas.
A ação promoveu limpeza em ponto de descarte irregular localizado nas proximidades do ribeirão do Enxofre, na entrada da comunidade Portelinha. O Enxofre é um afluente do rio Piracicaba e apresenta inúmeros problemas decorrentes do descarte irregular de resíduos sólidos em suas margens.
Após a limpeza dos pontos, os moradores instalaram placas motivando a preservação do local e chamando a atenção para a não deposição de resíduos na área. “Atividades de educação ambiental são fundamentais para combater a problemática de descarte irregular no município e contribuem para a transformação de hábitos e práticas nocivas ao ambiente”, conclui Salvetti.
O acúmulo de resíduos é prejudicial para o meio ambiente e para a saúde dos moradores do entorno, uma vez que gera poluição, atrai ratos, baratas e escorpiões, e atua como foco de proliferação de mosquitos da dengue. A Prefeitura realiza periodicamente a limpeza destes locais, no entanto, alguns pontos se tornam “viciados”.
PROJETO REVIRA
Iniciado em 2020, o projeto Revira: Educação Ambiental Sobre Resíduos Sólidos na Região Sudoeste de Piracicaba é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA). O projeto tem como objetivo contribuir para a melhoria da destinação e manejo dos resíduos sólidos em quatro bairros do município, por meio da realização de um diagnóstico socioambiental, planejamento e intervenção educadora. Os bairros contemplados pelas ações do projeto são Monte Líbano, Novo Horizonte, Jardim Itapuã e Vila Cristina. O intuito é desenvolver, de forma participativa, atividades de formação e intervenção que contribuam para a compreensão acerca de temas relacionados aos resíduos sólidos, para a criação de identidade com o território e para aumentar o uso dos serviços disponibilizados pela Prefeitura de Piracicaba na coleta oficial (Coleta Seletiva, Cata Cacareco, Ecoponto e Pontos de Logística Reversa) e reduzir o descarte irregular de resíduos sólidos.