A Divisão de Zoonoses de Limeira divulgou nesta terça-feira (2) o balanço do mutirão contra o Aedes aegypti realizado no sábado (29), nos bairros Parque das Nações, Bartolomeu Grotta, Ibirapuera, Alto do Flamboyant, Santa Eulália e Cecap I. A ação contou com o trabalho de 106 agentes de controle de zoonoses e agentes comunitários de saúde , que visitaram 2.938 imóveis.
Segundo a chefe da Divisão, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, foram localizados 52 recipientes propícios para formação de criadouros. Desse total, 24 continham água e seis apresentavam larvas. As larvas estavam em baldes, plantas aquáticas, pneus e vasos de plantas. Pedrina destaca a importância da ajuda da população, no sentido de vistoriar o próprio imóvel pelo menos dez minutos por semana.
Os trabalhos envolveram as secretarias de Saúde, Obras e Serviços Públicos, Segurança Pública e Defesa Civil, além do Ceprosom, e Operação Só Cacareco – que removeu 2.820 quilos de material inservível.
A Divisão de Vigilância Sanitária efetuou três ações de entradas compulsórias para vistoria de imóveis e ações de limpeza compulsória. A Divisão de Fiscalização de Posturas emitiu notificações para limpeza e corte de mato em casas abandonadas e terrenos desocupados, enquanto a Secretaria de Obras e Serviços Públicos retirou 15 m³ de entulho da região.
Ao longo da semana passada, equipes da pasta removeram, com auxílio de um trator e dois caminhões – lixo e entulho descartado irregularmente nas áreas verdes. Houve, ainda, corte do mato em diversos pontos da região do Jardim Ibirapuera.