A região do Jardim Manacá, em Limeira, recebe neste sábado (28) um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação será realizada entre 7h30 e 12h e vai abranger outros bairros próximos: Jardim Santa Amália, Jardim dos Jequitibás, Jardim Real Park e Residencial Recanto Verde.
Ação mobiliza 95 agentes
De acordo com a Divisão de Controle de Zoonoses, cerca de 95 agentes irão percorrer as ruas das regiões atendidas. O foco da ação é identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito, além de orientar os moradores sobre medidas de prevenção. Os profissionais estarão uniformizados e com crachá de identificação.
Casos de dengue seguem em alta na cidade
O mutirão acontece em um momento de atenção no município. Limeira já contabiliza 3.066 casos confirmados de dengue em 2025. Outros 14.366 casos suspeitos aguardam resultado de exames laboratoriais. Até o momento, foram sete mortes confirmadas pela doença e 15 óbitos permanecem em investigação.
As ações de campo, como os mutirões, se somam a outras estratégias adotadas para tentar conter o avanço da dengue, mas a eliminação de criadouros em residências e comércios ainda é apontada como fundamental no enfrentamento ao mosquito.