O prefeito de Limeira, Murilo Félix, enviou à Câmara Municipal um projeto que promove uma reforma administrativa na estrutura da Prefeitura. O texto propõe a eliminação de 128 cargos comissionados e funções gratificadas, além da redução nos salários dos cargos que forem mantidos. A expectativa do governo é economizar cerca de R$ 25 milhões por ano com a medida.
Mesmo cortando cargos e salários, o projeto também cria cinco novas secretarias especializadas, com foco em áreas específicas como proteção animal, agronegócio e emprego. A proposta foi apresentada aos vereadores nesta terça-feira (23), e agora aguarda votação no Legislativo.
“Foi uma promessa de campanha minha enxugar a máquina pública e dar mais eficiência no gasto do dinheiro da população”, afirmou o prefeito.
O que muda com a reforma
Atualmente, a Prefeitura tem 622 cargos comissionados e funções gratificadas. Com a nova proposta, esse número cairia para 494. Apesar disso, o número de secretarias sobe de 18 para 21.
Entre os cortes, estão cargos de chefia, coordenação e direção, além de cargos técnicos com gratificações. O objetivo é reorganizar a estrutura, diminuindo custos com folha de pagamento, incluindo 13º salário, férias e encargos previdenciários.
Além disso, a autarquia Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) também passará por uma reformulação semelhante. Um projeto separado sobre essa mudança será enviado à Câmara na próxima semana.
As novas secretarias
Cinco novas pastas devem ser criadas com a proposta:
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Secretaria do Agronegócio e Áreas Rurais
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Secretaria de Proteção Animal
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Secretaria de Tecnologia e Gestão Eficiente
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Secretaria de Turismo e Eventos
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Secretaria de Valorização e Preparação para o Trabalho
Segundo Murilo Félix, o objetivo dessas novas secretarias é especializar o atendimento à população e modernizar os serviços oferecidos pela Prefeitura, sem aumentar o número total de cargos.
“A gente cortou cargos antigos e redistribuiu. A especialização melhora a eficiência do serviço, como já acontece em empresas e outras cidades”, argumentou o prefeito.
Como fica a nova estrutura da Prefeitura
Se o projeto for aprovado pelos vereadores, a Prefeitura de Limeira passará a ter a seguinte configuração:
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Gabinete do Prefeito
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Secretaria de Assuntos Jurídicos
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Secretaria de Comunicação
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Secretaria de Administração
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Secretaria da Fazenda
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Secretaria de Tecnologia e Eficiência
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Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento
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Secretaria de Agronegócio e Áreas Rurais
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Secretaria de Proteção Animal
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Secretaria de Habitação
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Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil
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Secretaria de Planejamento e Urbanismo
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Secretaria de Obras e Serviços Públicos
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Secretaria de Mobilidade Urbana
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Secretaria de Saúde
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Secretaria de Educação
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Secretaria de Cultura
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Secretaria de Esporte e Lazer
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Secretaria de Turismo e Eventos
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Secretaria de Desenvolvimento Econômico
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Secretaria de Valorização e Preparação para o Trabalho