Mais uma limeirense foi vítima de golpe ao entregar seus cartões bancários e digitar senhas para um suposto atendente do banco ao telefone. A mulher, de 53 anos, teve dois cartões recolhidos em sua casa e levou um prejuízo de quase R$ 8 mil.
Ela procurou o Plantão Policial na noite de segunda-feira (20), pois chegou em sua casa a fatura de um dos cartões, com compras que ela não realizou. Segundo a mulher, no dia 8 de maio um suposto atendente de uma central de cartões ligou para ela e informou que seus cartões estariam sendo utilizados de forma indevida. Por isso, ela deveria ligar para o 0800 para efetuar o bloqueio.
Ao tentar fazer a ligação, na verdade, ela voltou a falar com os criminosos, acreditando ser de fato algum representante oficial das empresas de cartões. O atendente afirmou que ela precisaria digitar ao telefone suas senhas para confirmar o bloqueio. Além disso, a mulher deveria entregar os cartões a um motoboy.
Ela seguiu todas as orientações e fez a entrega a um motociclista, que ela descreveu como alto, moreno e jovem. As características são as mesmas de outros casos semelhantes noticiados pelo Rápido no Ar. Ao ficar sabendo, um filho da vítima desconfiou da ação e ligou para as empresas dos cartões e descobriu que na verdade a mulher foi vítima de um golpe.
A fatura do cartão chegou 12 dias mais tarde, com duas compras parceladas, somando um total de R$ 7.815,20. Em contato com o banco, foi informado que não haveria estorno, pois as compras foram efetuadas com o uso de senha do cartão.
Os bancos esclarecem que nunca pedem para digitar senhas ao telefone, nem recolhem cartões nas residências. Portanto, sempre que houver questões a se resolver, é importante procurar pessoalmente uma agência bancária ou a loja fornecedora do cartão.