Uma mulher foi resgatada na tarde deste domingo (9), por uma equipe do helicóptero Águia, após sofrer uma queda com parapente na serra de São Pedro (SP).
O socorro foi realizado às 13h, logo após o COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) receber solicitação e encaminhar para a Base de Aviação de Piracicaba.

Foi apurado que a vítima havia caído de uma altura elevada, em um penhasco, ficando presa na copa das árvores, em uma região de difícil acesso devido à geografia acidentada, à mata densa e ao terreno íngreme.
Diante da situação, a equipe realizou um sobrevôo no local, localizando rapidamente a mulher e seu equipamento que estavam presos entre as árvores.
Após uma avaliação cuidadosa, decidiu-se pela utilização da técnica de exfiltração MCGuire, por se tratar de uma abordagem mais segura e eficiente, visto que a vítima estava lúcida e mantinha comunicação via rádio com os bombeiros.
A exfiltração – salvamento realizado com cordas, em que o operador aerotatico faz a amarração e ancora a vítima para retirada – foi realizada com sucesso, segundo o piloto da aeronave, capitão/PM Tomazela, e a mulher foi resgatada e encaminhada aos cuidados da equipe do Corpo de Bombeiros, que iniciou o atendimento para tratar os ferimentos resultantes da queda.
Além de Tomazela, a tripulação era composta pelo sargento Giovani, cabo Valtolti, cabo Guidi e cabo Blumer.