Em dois dias de operação, e em cumprimento à Lei 5.515 – Lei do Pancadão – equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira (SP) tiraram, de circulação, três motocicletas que eram utilizadas por condutores que praticam a conhecida “tirada de giro” ou “grau”, principalmente, estourando escapamentos na frente de hospitais.
A primeira apreensão ocorreu às 22h de quarta-feira (8), na Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva, onde os guardas Ruy e Aparecido apreenderam duas motocicletas.
Na outra, regitrada na Avenida Saudades, área central, os guardas Vilanova e Alexandre flagraram um homem cometendo infrações e, ao ver a viatura, ele e empreendeu fuga. Não chegou muito longe e ele perdeu o controle da direnção caindo.
A medição do ruído do escapamento da moto, que para estar normal precisa constar 70 decibéis, apontou 95.9. Ele recusou atendimento médico e foi liberado. As motos foram recolhidas ao pátio.
PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO
Segundo O Gcm Ruy “muitos vão cometer as infrações em áreas com asilos, no Centro – onde moram bastante idosos -, em áreas com hospitais e as pessoas ligam no 153 reclamando e pedindo providências”.
Para recuperar as motos, os donos terão de pagar 110 UFESPs (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo). A operação também é voltada para o abuso de som nos veículos.