Os trabalhadores do transporte público de Limeira aprovaram por maioria aderir a greve na madrugada desta sexta-feira (30). Uma liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região determina a manutenção de 50% dos serviços de transporte público.
O objetivo é apoiar a greve geral contra o governo e as reformas da Previdência e Trabalhista”, alegou o presidente do Sindttrul, Valter Barbosa dos Santos. Ainda segundo o presidente, se a greve for aceita pela categoria, deve durar o dia todo, a princípio.
A multa diária em caso do descumprimento da liminar será de R$ 5 mil por trabalhador. No processo, o desembargador Edmundo Fraga Lopes ressaltou que a manutenção de percentual mínimo de trabalhadores de atendimento à comunidade deve “ponderar o interesse público e a possibilidade do exercício do direito de greve”.
A reportagem do Rápido no Ar conversou com representantes da Viação Limeirense que afirmaram que a frota que está rodando é superior as dos finais de semana, e há ônibus em todas as linhas. Segundo o presidente do Sindttrul o horário dos ônibus deve ser semelhante aos de sábado.
No total 63 ônibus estão rodando na cidade, além de duas vans do Trans-Porta, o que corresponde exatamente a 50% da frota da empresa.