Motoristas de aplicativo de Limeira (SP) têm reivindicado a criação de vagas para embarque e desembarque de passageiros em locais movimentados, como o Centro, a fim de evitar transtornos no trânsito. As paradas irregulares levam também à prática de infrações de trânsito que poderiam ser evitadas com a existência de vagas exclusivas para os profissionais dessa categoria.
Em março, a vereadora Lu Bogo (PL) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal de Limeira que propõe a criação dessas vagas. A justificativa do projeto diz que a intenção é evitar as infrações de trânsito, já que muitas vezes os carros são estacionados em áreas proibidas, por não haver local específico para este fim.
As situações de estacionamento irregular para embarque de passageiros geram situações constrangedoras tanto para os usuários do transporte, como para os motoristas. Recentemente, uma placa instalada em um comércio no Centro de Limeira gerou indignação entre os profissionais. O cartaz dizia: “Parar na frente do estacionamento ou é burro ou é Uber”, o que ofendeu os motoristas da categoria.
“É uma ‘provocação’ que deixa os profissionais irritados. Nós não temos vagas específicas, então acontece muito disso, onde tem um espaço, fazemos o desembarque”, lamentou um motorista de aplicativo. “Precisamos das vagas, pois sabemos que a parada em local indevido pode gerar acidentes e transtornos”, destacou o profissional, que aponta cidades como Campinas e Ribeirão Preto como exemplo na criação de vagas exclusivas para motoristas de aplicativo.
O projeto da vereadora Lu Bogo prevê a criação das vagas próximos a terminais rodoviários, supermercados, shopping centers, hospitais e na área central da cidade. A proposta já passou pelas comissões e aguarda desde março ser incluído na pauta de votação da Câmara Municipal de Limeira.