Chegou o grande dia. Argentina e Brasil disputam o Superclássico das Américas, hoje às 21h, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pela 14ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
Os Hermanos chegam para confronto com duas vitórias seguidas por 1 a 0, em cima de Peru, em casa, e Uruguai, fora, gol de Almada, ex-Botafogo/RJ.
Líder absoluta com 28 pontos, a equipe de Lionel Scaloni está muito perto de conquistar a classificação, o que pode acontecer até mesmo com um empate hoje.
O Brasil por sua vez, teve um péssimo início, mas vem em plena recuperação. Já são cinco partidas de invencibilidade, com três vitórias e dois empates.
A equipe de Dorival Júnior chega embalada após vencer a Colômbia por 2 a 1, no Mané Garrincha, em Brasília, graças a um gol nos acréscimos de Vini Jr. Com isso, o Brasil saltou para o 3º lugar da tabela, com 21 pontos.
O zagueiro Gabriel Magalhães e o volante Bruno Guimarães estão suspensos, enquanto o goleiro Alisson e o meia Gerson seguem lesionados. Os substitutos serão Bento, Murillo (ex-Corinthians), André (ex-Fluminense) e Joelinton (campeão da Copa da Liga Inglesa com o Newcastle).
Outros duas alterações serão promovidas por Dorival por ordem tática. Wesley, do Flamengo, fica com a vaga de Vanderson na lateral-direita, enquanto Savinho entra no lugar de João Pedro, que teve uma atuação apagada diante da Colômbia.
A Argentina terá três desfalques importantes para o compromisso. Os atacantes Lautaro Martínez e Lionel Messi estão lesionados, enquanto Nicolás González foi expulso contra o Uruguai.
O jogo em Buenos Aires também é uma oportunidade de revanche para o elenco canarinho. O Brasil perdeu no primeiro turno para a Argentina por 1 a 0, no Maracanã. O técnico era Fernando Diniz.
No histórico do confronto são 109 partidas: 43 vitórias brasileiras, 40 vitórias argentinas e 26 empates.
Situação
Jogos da 14ª rodada: 17h – Bolívia x Uruguai; 21h – Colômbia x Paraguai, Venezuela x Peru, Argentina x Brasil e Chile x Equador.
A classificação está assim: 1) Argentina 28, 2) Equador 22, 3) Brasil 21, 4) Uruguai e Paraguai 20, 6) Colômbia 19, 7) Bolívia 13, 8) Venezuela 12, 9) Peru 10 e 10) Chile 9.
Resultados da 13ª rodada: Paraguai 1 x 0 Chile, Brasil 2 x 1 Colômbia, Peru 3 x 1 Bolívia, Equador 2 x 1 Venezuela e Uruguai 0 x 1 Argentina.
Argentina x Brasil
Argentina – Dibu Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Tagliafico; De Paul, Paredes, Mac Allister e Enzo Fernández; Almada e Julián Álvarez. Técnico – Lionel Scaloni.
Brasil – Bento; Wesley, Marquinhos, Murillo e Guilherme Arana; André, Joelinton e Rodrygo; Vinicius Jr., Raphinha e Savinho. Técnico – Dorival Júnior.
Árbitro – André Rojas (Colômbia)
Local – Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, às 21h.