Morreu nesta quarta-feira (18), Paulo Henrique Machado, de 53 anos. Ele morou por 51 anos no Hospital das Clínicas (HC), da Universidade de São Paulo (USP).
Paulo contraiu poliomielite durante a infância e devido as sequelas da doença precisou ser internado na unidade hospitalar desde 1969. Sua mãe morreu no parto.
Ele precisou ser ligado a um respirador artificial desde um ano de vida.
Ele ficou nacionalmente conhecido pelo seu bom humor e por ser fã de games e desenhos animados. Mesmo com suas limitações criou personagens, que como ele, superavam as dificuldades impostas pela vida. Ele também aprendeu animá-los em 3D e criou um canal no Youtube. Paulo era bem ativo nas redes sociais e apareceu em diversas matérias.
Ele também era um frequentador da CCXP, mesmo com todas as dificuldades.
Há duas semanas, Paulo tinha publicado uma transmissão ao vivo em seu canal no YouTube com o título “Apesar de Tudo, Estamos Vivos!”. Nele, o paciente conta que tem “passado por dificuldades no estômago” e explica que estava com pedra na vesícula e a situação “ficava meio complicada”. Ele ainda comentou que estava sentindo muitas dores devido ao caso.
“O Hospital das Clínicas da FMUSP informa com pesar o falecimento do paciente Paulo Henrique Machado. Paulo contraiu poliomielite quando criança e há 51 anos era morador do Instituto de Ortopedia e Traumatologia devido às sequelas da doença e aos cuidados especiais que a sua condição clínica inspirava. Durante todo este período, teve a atenção humanizada e especializada dos profissionais do Hospital.”