O automobilismo brasileiro está de luto. Morreu aos 56 anos, o piloto Gil de Ferran. Ele sofreu uma parada cardíaca em um clube privado na Flórida, Estados Unidos. Chegou a ser levado a um hospital da região, mas não resistiu.
Filho do engenheiro mecânico francês Luc de Ferran, Gil nasceu em Paris, na França, e chegou ao Brasil aos quatro anos de idade. Ele iniciou sua trajetória no kart, com apenas cinco anos.
No início dos anos 90, após brilhar na Fórmula 3 Britânica e na Fórmula 3 Internacional 3000, Ferran passou por um teste na Arrows para correr na Fórmula 1. Porém, um acidente o impediu de ingressar na categoria. O piloto caiu de cabeça perto do motorhome.
Foi então que Gil migrou para a Fórmula Indy e construiu uma carreira de muito sucesso. Em 1995, venceu a última corrida da temporada, em Laguna Seca, e recebeu o prêmio de novato do ano pela Hall/VDS.
Em 1997, assinou com a Walker Racing e logo em primeiro ano, foi vice-campeão. A Penske, que tinha o compatriota Helio Castroneves, investiu em sua contratação.
Em 2000, Gil de Ferran foi campeão da Fórmula Indy. No ano seguinte, foi bicampeão e chegou em segundo lugar nas 500 milhas de Indianápolis.