O sorriso de Francisca Félix da Silva Gomes, de 77 anos, carinhosamente conhecida como dona Chica, se apagou, sua voz se calou, mas as lembranças de uma pernambucana “arretada”, batalhadora e justa, que escolheu Limeira para marcar sua história, regada principalmente de muita luta pelos necessitados, jamais será esquecida.
A idosa, que sempre foi dotada de um sorriso largo, sincero, e muita sabedoria, faleceu nesta quinta-feira (16), devido complicações de problemas de saúde.
A dor da perda é grande, mas, o que ajuda a confortar a família são os elogios que sempre foram dispensados à dona Chica. Uma das filhas, Elizabete da Silva Gomes, que conversou com a reportagem do Rápido No Ar, disse que a mãe era muito querida e bastante respeitada.
Segundo parte de sua história, contada na Câmara de Vereadores de Limeira, onde a dona Chica recebeu o título de Cidadã Limeirense – apenas uma das inúmeras homenagens que recebeu em vida -, ela nasceu em Penaforte, no estado de Pernambuco, em 1948, teve uma infância difícil, trabalhando desde os sete anos carregando latas de água na cabeça para abastecer as talhas das casas de coronéis.
Em Limeira, dona Chica chegou aos 42 anos, com seu marido e filhos. Desempregada, ameaçou fazer greve de fome até conseguir um emprego. E conseguiu. Trabalhou até a aposentadoria na casa de Maria Edna.
Dona Chica era engajada no movimento dos Sem Teto e teve grande participação na formação do bairro Dom Oscar Romero. Ela se dedicou a diversos projetos sociais, como a Olaria Ecológica, por exemplo, que fabricava tijolos e outros materiais de construção para famílias de baixa renda.
Outro projeto idealizado por ela foi o “Juntando os Pedaços, Construindo Sonhos”, que reaproveitava bonecas e retalhos jogados no lixo para distribuir às crianças no Natal.
“Minha mãe fez muitos projetos em Limeira, era muito querida e gostava demais de Silvio Félix, apesar de ter o mesmo sobrenome, mas não era da família”, disse Elizabete.
O ADEUS À DONA CHICA
A despedida está sendo registrada nesta sexta-feira (17), no Monumental Bom Pastor sendo que o sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério Parque de Limeira.
A equipe do Rápido No Ar expressa os mais sinceros sentimentos neste momento de dor aos familiares e amigos.




