O boxe mundial está de luto. Faleceu aos 76 anos, nos Estados Unidos, o ex-lutador George Foreman, uma das lendas do esporte. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Na infância, até por seu tamanho descomunal, Foreman brigava nas ruas e cometia furtos. Foi então que entrou em um programa desenvolvido para ajudar crianças desfavorecidas através do ensino de habilidades profissionais. Foreman conheceu Doc Broadus, na Califórnia, que foi o responsável por levar George para o esporte.
Em sua brilhante carreira, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1968, no México, quando tinha apenas 19 anos.
Foi campeão mundial dos pesos-pesados pela Associação Mundial de Boxe (WBA) e pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC) aos 24 anos, ao derrotar o então imbatível Joe Frazier por nocaute técnico. A luta foi no dia 22 de janeiro de 1973, em Kingston, na Jamaica.
Em seguida, Foreman venceu Jose Roman em apenas 50 segundos, a vitória mais rápida da categoria até então. Ken Norton também foi superado pela lenda.
Foreman e Muhammad Ali protagonizaram um confronto histórico, de oito rounds, denominado na época como “A Luta na Floresta”, ou a “Luta do Século”. Foi em 30 de outubro de 1974 no Zaire, atual República Democrática do Congo, diante de 60 mil torcedores. Um bilhão de pessoas assistiram o combate na televisão.
Foreman era o favorito, mas foi surpreendido com um nocaute no oitavo round. Assim, Muhammad Ali recuperou o cinturão da categoria dos pesados.
Em 1977, Foreman perdeu para Jimmy Young por pontos e decidiu tornar-se pastor. Começou a pregar em Houston e em 1980, fundou a Igreja do Senhor Jesus Cristo.
Preocupado com a parte financeira, Foreman voltou a lutar após 10 anos. Aos 38 anos, emplacou 24 vitórias consecutivas, 22 por nocaute, incluindo o duelo histórico com Maguila, em 1990, e a vitória sobre o também brasileiro Manoel de Almeida, em 1989.
A sequência de invencibilidade foi interrompida em 1991, com a derrota para Evander Holyfield por pontos, valendo cinturão das principais organizações mundiais de boxe.
Nascido em Marshall, no Texas, “Big George”, como era apelidado, lutou de 1969 a 1977 e depois de 1987 a 1997.
Em 1994, tornou-se o lutador mais velho a faturar o cinturão da categoria, isso aos 45 anos, após vencer Michael Moorer por nocaute.
Foreman pendurou as luvas ao perder para Shannon Briggs, em 1997. Ao todo, foram 81 lutas, com 76 vitórias (68 por nocaute) e cinco derrotas (apenas uma por nocaute, para Ali). A carreira vitoriosa rendeu ao peso-pesado um lugar no Hall da Fama do boxe.