O ex-deputado estadual Jooji Hato (MDB-SP) morreu aos 70 anos, na noite desta segunda-feira (28), em São Paulo. A suspeita é de que o parlamentar tenha sofrido uma parada cardiorrespiratória. O Instituto Médico Legal (IML) ainda vai confirmar a causa da morte. O velório de Hato acontece no hall da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na manhã desta terça-feira (29).
Filho de imigrantes japoneses, Hato formou-se em medicina e entrou na política como vereador em São Paulo, no ano de 1982. Foi eleito em outras sete ocasiões. Em 2010, conseguiu trocar a Câmara Municipal pela Assembleia Legislativa – ele havia se candidato como deputado estadual, federal e até senador, mas sem sucesso.
Hato foi reeleito em 2014 e, no ano passado, foi um dos 33 deputados que tentaram a reeleição na Alesp e não conseguiram renovar seus mandatos.
Na cidade de São Paulo, Jooji Hato foi um dos responsáveis pela aprovação da Lei do Silêncio, que determina o horário de funcionamento de bares durante a madrugada.
O filho do parlamentar, o vereador paulistano George Hato, fez uma publicação em suas redes sociais se despedindo do pai. “Com muita dor no coração comunico que hoje, meu papai, o Deputado Jooji Hato foi brilhar longe de nós (…) Neste momento de dor e consternação, peço orações para que sua alma descanse em paz”, escreveu.