Os vereadores da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara fizeram uma diligência, na manhã desta quinta-feira (17), no Parque Ecológico do Jardim do Lago, para verificar o andamento das obras da galeria de águas pluviais e da reforma da pista de caminhada e do deck de madeira.
Cerca de 30 moradores da região e representantes da Prefeitura e da BRK Ambiental participaram da reunião e da visita técnica, que contou com os membros da comissão – Helder do Táxi (MDB), presidente, Ceará (Republicanos) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) -, além do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Airton do Vitório Lucato (PL), e do vice-presidente da Comissão de Orçamento, João Bano (Podemos).
A população reclama que as obras estão devagar e com paralisações. De acordo com a Prefeitura, o término da intervenção estava previsto para agosto de 2021. Segundo informou o representante da Secretaria de Obras, o engenheiro fiscal André Ferraz, durante as obras foi encontrada uma rede de esgoto que não estava prevista no planejamento, então foi preciso fazer um remanejamento e um novo projeto, o que custou tempo e recursos. Ele disse ainda que a previsão para conclusão das obras da galeria de águas pluviais é em março deste ano.
Sobre a reforma da pista de caminhada e do deck de madeira que envolve o lago do parque, a Prefeitura não apresentou informações. Por sugestão do vereador Ceará, que também foi o proponente da diligência, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto de Campos Guidi, será convidado pela Comissão para apresentar informações dessas restaurações.
O vereador Ceará criticou o governo municipal porque há uma promessa de reforma do Parque Ecológico do Jardim do Lago desde 2017. “Essa situação virou uma novela, precisamos achar uma solução para resolver esses problemas. O que a população pede é o mínimo”, criticou. “Infelizmente, o parque não está recebendo o cuidado adequado”, reforçou o vereador Waguinho.
Presidente do colegiado, o vereador Helder explicou na reunião o funcionamento da Comissão e o papel de fiscalização dos vereadores, e agradeceu a participação da comunidade, da associação de moradores e dos representantes das instituições envolvidas.
Os parlamentares também visitaram as instalações do parque para as atividades de recreação e encontraram os imóveis com falta de limpeza e manutenção, sem ventilação e com janelas emperradas. Outros problemas identificados serão apontados pelo relatório da Consultoria Técnica da Câmara.