Moradores do bairro dos Loyolas, na zona rural de Limeira estão inconformados com a situação do ponto de coleta de lixo na estrada Lim 137. Denominado agora como “lixão do Loyola” o local se transformou em uma grande dor de cabeça para quem reside ou passa pela estrada.
Galhos de árvores, lixo, entulhos, móveis, alimentos, animais mortos, roupas e materiais recicláveis são alguns dos itens encontrados no local.
Segundo os moradores, a prefeitura instalou várias caçambas de plástico para receber o lixo doméstico, porém, elas são insuficientes para acomodar os resíduos gerados pelas chácaras de recreio e particulares.
Há alguns dias um incêndio no “lixão” destruiu todas as caçambas e isso demonstra que se a situação era preocupante, agora piorou com a ausência delas.
O comerciante José Jerônimo conhecido como “Zé do Pote” lamenta o estado de abandono em que se encontra a área e cobra medidas urgentes da prefeitura – “É um caso muito sério e crítico, que precisa acabar. Tem um casal de idosos que mora aqui ao lado e, com este cheiro de lixo ou de fumaça fica muito ruim para dormir” disse Jerônimo.
Maria Cecília Tank mora em um condomínio nas proximidades e lamenta a situação ter se agravado. – “A gente já fez várias denúncias para a prefeitura tomar uma providência. Precisa tomar uma atitude para não mais deixar as pessoas jogarem lixos aqui”, enfatiza Maria Cecília.
A reportagem do Rápido no Ar entrou em contato com a prefeitura de Limeira e aguardamos um posicionamento do executivo sobre o que deve ser feito no local.