O céu fica encoberto por uma ‘capa’ de fumaça, crianças e adultos sofrem com crises alérgicas, principalmente com tosses que parece não existir remédio que possa combater.
Onde a fumaça não é evidente, só o cheiro dela já é suficiente para prejudicar a respiração. Em prontos socorros, do total de atendimentos, a grande maioria é de pacientes com causas alérgicas – com destaques para as crianças.
A fumaça, provocada por queimadas desenfreadas, tem causado sofrimento a moradores de Limeira e região. Com a ventania que tem alcançado diversos municípios, com destaque para Limeira (SP), Araras (SP), Cordeirópolis (SP), Santa Bárbara d’Oeste (SP), entre outros, as chamas devastam rapidamente as vegetações deixando um rastro de cinzas e destruição da natureza.
Perto da hora do almoço, nesta segunda-feira (13), moradores do bairro Geada, em Limeira, foram afetados pela fumaça causada por um fogo em mato que queimou uma área grande.
Não demorou muito e uma queimada teve início nas proximidades da fábrica da GWM, em Iracemápolis (SP), sendo que o vento estava direcionando a fumaça para Limeira.
No momento, não há previsão de chuva para Limeira e região, pelo menos, para esta semana. Enquanto isso, a população, para não sofrer tanto, deve ingerir bastante líquido, alimentar-se bem e quem tem problemas respiratórios fazer o acompanhamento médico.
No caso de Limeira a região central foi bastante afetada. A fumaça e o forte cheiro de queimada chegou diversas reclamações de moradores.